Caricaturas de Camaleão estão no Carnaval Mariana 2024


31/01/2024 às 10h15

 

As caricaturas do renomado artista plástico Camaleão trouxeram vida para os personagens retratados no Carnaval Mariana 2024. Com o tema “Fantasias da nossa história”, a festa realizada pela Prefeitura de Mariana, resgata figuras de seis lendas marianenses para compor a decoração do município. O Carnaval Mariana 2024 acontece entre os dias 8 e 13 de fevereiro. 

 

Inspirado em relatos de pessoas que afirmam ter visto as criaturas folclóricas, Camaleão personificou a Noiva de Furquim, Caboclo D’Água, Maria Sabão, Capitão Jack, Mãe D’Ouro e a caveira da Procissão das Almas. O Carnaval de Mariana é um dos mais tradicionais de Minas Gerais. Esse ano, mais de 50 atrações estão programadas. O baiano Tuca Fernandes e o grupo de pagode Entre Elas já foram confirmados. Também tem a apresentação centenária do bloco Zé Pereira da Chácara, que coloca dezenas de bonecões de até três metros de altura nas ruas de pedras, ao som de marchinhas carnavalescas. 

 

Conheça as lendas

Noiva de Furquim: Reza a lenda que uma mulher sofreu um acidente na rodovia, próximo ao distrito de Furquim, na véspera de seu casamento e perdeu a aliança. Desde então, motoristas relatam ver uma jovem, vestida de noiva, na beira da estrada, procurando o anel. Algumas pessoas contam que cederam carona à moça, mas, logo depois de entrar no carro, ela desapareceu. 

 

Caboclo d’água: O Caboclo D'água é uma criatura que assombra os pescadores e navegantes locais ao longo do Ribeirão do Carmo. A forma da criatura ainda não é definida, há quem diga que é uma mistura de galinha, lagarto e macaco, ou ainda, uma espécie de réptil. 

 

Maria Sabão: Maria Sabão era uma mulher escravizada que morava em Passagem de Mariana. Ela fazia sabão com gordura de abacate para lavar as roupas dos escravos e da casa grande. Quando faltava abacate, ela utilizava a gordura de crianças desobedientes.

 

Mãe D’Ouro: Moradores da área rural de Mariana alegam avistar, próximos às áreas de garimpo, uma luz amarela que corta os céus durante a noite, o fenômeno ficou conhecido como Mãe D’Ouro. Quem a viu, afirma que a luz faz mal para os olhos e pode cegar. Certa vez, um criador de gado afirmou que após avistar a luz, próxima a propriedade dele, os animais foram encontrados mortos

 

Procissão das Almas: Na madrugada de Sábado Aleluia os mortos saem em procissão no Centro Histórico. Certa vez, uma mulher fofoqueira observava a rua quando a procissão das almas estava de passagem. Um dos integrantes deixou com ela uma vela acesa e falou que voltaria para buscá-la. Quando retornou, a mulher viu que a vela se transformou em osso. A mulher morreu de susto.

 

Capitão Jack: O Capitão Jack foi um soldado inglês que trabalhou na Mina de Passagem na época do Ciclo do Ouro, em Mariana, quando houve uma explosão que o levou à morte. Desde então, pessoas afirmam avistar um homem montado em um cavalo falando inglês pelos arredores da Mina.

 

Quem é Camaleão?

Emerson Carvalho de Souza, conhecido como Camaleão, é carioca de Volta Redonda, mas, aos 18 anos mudou-se com a família para Mariana, onde se impressionou pelas paisagens e se desenvolveu como artista. 

 

Utilizando a linguagem dos quadrinhos, cartuns e charges em sua obra, foi premiado em vários salões no cenário nacional e internacional. Também ilustrou capas de revistas (Mundo Estranho, MAD, Nova Escola e Recreio), de livros, CDs e DVDs, entre eles os três primeiros da banda mineira Skank.


Voltar

Confira também: