APAE Mariana celebra 30 anos de dedicação à educação inclusiva


28/08/2023 às 11h11

 A Associação de Pais e Alunos Especiais de Mariana, ( APAE ), está em festa neste mês de agosto comemorando três décadas de compromisso inabalável com a educação e o desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais. Fundada em agosto de 1993, a APAE Mariana alcançou um marco notável ao oferecer suporte a 182 alunos e empregar uma equipe de 70 profissionais. Esta força de trabalho é composta por colaboradores cedidos tanto pela prefeitura de Mariana quanto pela Secretaria Estadual de Educação, além dos próprios membros da APAE.

 

Em uma animada manifestação de celebração, a associação promoveu uma caminhada pelo centro histórico de Mariana. Com direito a uma vibrante fanfarra e o espírito jubiloso que permeou o evento, a caminhada levou os participantes a percorrerem algumas das icônicas ruas da cidade, culminando em um encontro diante da majestosa Câmara de Mariana.

 

Rossana Queiroz, presidente da APAE, compartilhou: "Nesta semana, estamos não só celebrando a Semana Nacional da Pessoa com Necessidade Especial, mas também encerrando com chave de ouro por meio dessa caminhada. É um ano especial para a APAE de Mariana, uma vez que completamos três décadas de existência."

Na direção da instituição, Maciel, ressaltou os desafios diários que a equipe enfrenta, mas também enfatizou a imensa satisfação que vem da busca contínua por soluções que permitam cumprir sua missão. "Essa determinação é o que nos motiva. Contamos com o apoio sólido da comunidade, da Prefeitura de Mariana, dos associados, das famílias; é um esforço conjunto."

Cristiano Vilas Boas, Vice-Prefeito de Mariana, expressou a importância da caminhada como uma maneira de reconhecer tanto a Semana da Pessoa com Necessidade Especial quanto o trigésimo aniversário da APAE Mariana. Ele anunciou o lançamento de um selo comemorativo para marcar a ocasião. "A APAE desempenha um papel vital em nossa comunidade, e na atual administração do Prefeito Celso Cota, continuaremos a apoiar a APAE de todas as formas possíveis, com a dedicação e o carinho que ela merece. Vamos estreitar laços e colaborar com outras entidades beneficentes para identificar oportunidades de melhoria."

O vereador vice-presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio, destacou a importância da APAE na cidade, enfatizando a demanda crescente por seus serviços. Ele ressaltou a necessidade de um maior envolvimento do poder público para expandir a capacidade da APAE e atender a essa demanda. "As contribuições sociais e educacionais fornecidas pela APAE são inestimáveis para Mariana. Tenho a convicção de que, ao final de cada mês, a APAE enfrenta desafios financeiros. Parabenizo calorosamente a APAE por seu trigésimo aniversário, durante os quais presta um serviço social e educacional tão vital para a nossa comunidade."

 

Três décadas de comprometimento exemplar e serviços notáveis colocam a APAE de Mariana em um pedestal como um farol de esperança e educação inclusiva para todos.

Fotos: Prefeitura de Mariana e Vereador Fernando Sampaio. 


Voltar

Confira também: