População de Antônio Pereira recebe quadra e Praça do Areião reformadas


25/08/2023 às 09h26

A população de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, recebeu, nesta quarta-feira (23/08), um novo e completo espaço de lazer e convivência. A solenidade de inauguração contou com a participação de moradores, representantes de associações de bairros, Prefeitura e Câmara Municipal de Ouro Preto.

Instaladas em uma área de 4,5 mil m², a quadra poliesportiva, a praça, a academia ao ar livre e o palco que existiam no local foram reformados e ganharam um parquinho. As intervenções são resultado de consulta pública e integram o Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para o distrito. 

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, participou do evento e destacou a importância da entrega. “Parabéns à comunidade de Antônio Pereira pela conquista e obrigado à Vale pela realização com tanto espírito humanitário e compreensão cidadã, de fazer parte da comunidade onde está inserida".

Para o presidente da Associação de Moradores de Antônio Pereira, Wemerson Rodrigues, além da prática de esporte e lazer, os espaços têm potencial para unir as pessoas e criar um ambiente mais saudável e harmonioso para toda a comunidade. “Esta iniciativa, resultado da parceria com a Vale, traz uma série de benefícios que irão enriquecer a experiência dos moradores e fortalecer o espírito comunitário. Temos agora na quadra e Praça do Areião um ambiente agradável, que valoriza a imagem do distrito e o torna mais atraente para os moradores e visitantes”.

Intervenções

Na quadra, foram feitos acréscimo e reparo na cobertura, melhorias no piso e inclusão de mureta nas fachadas. Além disso, foram instalados bebedouro e novos equipamentos, como redes, traves e tabelas. Seguindo padrões de acessibilidade, vestiários e banheiros tiveram os layouts reformulados, e arquibancada, escadas e palco foram totalmente reformados.

A área externa recebeu um novo mobiliário público, diferentes espécies de árvores foram plantadas e parte da grama substituída. O parquinho foi revitalizado com coloridos brinquedos, incluindo um com adaptação para cadeirantes. A academia ao ar livre foi reposicionada e os aparelhos passaram por reforma, melhorias estendidas também à pista de caminhada.

Foram feitas, ainda, revisão de toda a infraestrutura elétrica e de drenagem do terreno, ampliação da iluminação da área externa e adotadas medidas de prevenção a incêndios. As intervenções duraram sete meses. A Vale investiu mais de R$ 5 milhões na reforma.

“O mais importante de estarmos entregando esse projeto hoje é que ele foi feito a muitas mãos, o que reforça a importância da escuta ativa para atender ao que a comunidade realmente deseja. Muito obrigado, Antônio Pereira, por nos permitir participar desse processo”, agradeceu Luiz Fernando Martins, gerente de Sustentabilidade da Vale em Minas Gerais.


 

Plano de Compensação e Desenvolvimento

A Vale não tem medido esforços para compensar a comunidade de Antônio Pereira pelos impactos provocados pelas evacuações preventivas, em 2020, para a descaracterização da barragem Doutor, na mina Timbopeba. Em conjunto com a comunidade e o Poder Público, a empresa tem desenvolvido e colocado em prática soluções para promover transformações duradouras no distrito.

O Plano de Compensação e Desenvolvimento de Antônio Pereira, com orçamento de R$ 55 milhões, já começou a entregar os primeiros resultados. Destacam-se o Programa Capacitar, que busca contribuir para a ampliação da empregabilidade, diversificação econômica e aumento das possibilidades de geração de renda no distrito de Antônio Pereira, onde serão criadas mais de 400 vagas para 6 diferentes áreas de atuação. Já o Programa FortaleSer, que teve início em junho de 2023, tem como objetivo gerar sustentabilidade e empoderamento de entidades sociais do distrito.


 

Além de projetos de fortalecimento da economia local, equipamentos públicos e associações foram revitalizados e reformados no distrito, como a Fundação Sorria, a Associação de Artesãs Mãos e Flores, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Escola Daura de Carvalho, dentre outros. Também foram realizados repasses para o fortalecimento da Saúde Pública e, em breve, para a Assistência Social.


Voltar

Confira também: