Edson Agostinho resume seu tempo como prefeito e a transição para nova liderança de Celso Cota

Foto: Badham Battella

21/08/2023 às 13h20

 

Numa reflexão emocional, Edson Agostinho, conhecido como Leitão,  recebeu a reportagem do Território Notícias com exclusividade no último dia de sua gestão como chefe do poder executivo. Leitão expressou emocionado, tanto na satisfação quanto na humildade ao cumprir suas responsabilidades, reconhecendo as limitações inerentes da condição humana e as limitações de ummcargo interino. Ao passar o bastão de liderança para o novo prefeito Celso Cota Neto, Agostinho transmitiu seus sentimentos de gratidão aos cidadãos e colaboradores que apoiaram sua gestão.

 

A missão de Agostinho como prefeito foi marcada pela dedicação e comprometimento com o município. Embora tenha reconhecido o desejo de ter conquistado ainda mais durante seu tempo no cargo, ele compreendeu que, como ser humano, estava sujeito a erros. No entanto, ele enfatizou as realizações dentro de sua capacidade, valorizando os esforços de todos os servidores do mais simples, aos secretários que contribuíram para o bem-estar da comunidade.

 

Ao longo de seu mandato, Agostinho reconheceu a relação simbiótica entre os poderes Executivo e Legislativo do governo local. Ele descreveu esses poderes como independentes, porém essenciais para colaborar harmoniosamente em prol do desenvolvimento do município. Com um sentimento de reverência, ele reconheceu que enquanto o Executivo implementa, o Legislativo supervisiona e sugere melhorias, garantindo um equilíbrio dinâmico que facilita o progresso.

 

Na perspectiva de continuidade e transição eficaz, Agostinho iniciou um comitê de transição para auxiliar o novo prefeito Celso. Esse comitê tinha o propósito de fornecer insights e esclarecimentos para garantir uma transferência de responsabilidades sem contratempos. Agostinho acreditava que essa troca de informações era vital para que Celso tomasse decisões informadas e executasse sua função com sucesso. Ele antecipou que esse processo ajudaria Celso a se integrar ao novo cargo de forma tranquila, e Agostinho expressou sua disposição em apoiar esse esforço.

 

O mandato interino foi caracterizado por uma política de portas abertas, onde seu gabinete era um espaço de colaboração, diálogo e transparência. Ele estendeu sua gratidão ao Território Notícias por nossas visitas frequentes, destacando que se esforçava para oferecer respostas claras e honestas da melhor maneira possível. Essa prática de comunicação aberta visava promover a confiança entre o governo e a mídia, assegurando que informações vitais chegassem ao público.

 

Com o encerramento do ciclo de Leitão, ele expressou gratidão pela oportunidade de servir à comunidade e deu as boas-vindas à nova liderança sob o comando de Celso Cota e Cristiano Vilas Boas. Com a troca de poderes, Agostinho frente ao Legislativo,  enfatizou seu compromisso em auxiliar Celso Cota durante a transição e afirmou que suas portas na Câmara Municipal permanecerão abertas para consultas tanto da imprensa quanto do público.

 

A conversa foi concluída com Agostinho confirmando sua presença na cerimônia de posse, onde Celso assumiria oficialmente o cargo. Nesse novo capítulo de sua jornada política, Agostinho estava pronto para liderar o corpo legislativo municipal, prometendo trazer a mesma dedicação e integridade que demonstrou durante seu papel executivo.

 

Encerrando a entrevista, Agostinho estendeu sua gratidão àqueles que estiveram ao seu lado, reconhecendo suas imperfeições enquanto mantinha seu compromisso inabalável com o aprimoramento do município. À medida que Celso assumisse seu novo papel, o legado de Agostinho serviria como testemunho do impacto de uma liderança dedicada e da importância de uma transição suave para o crescimento contínuo da comunidade.


Voltar

Confira também: