Samarco participa de evento do PROX em Mariana


14/07/2023 às 12h29

 A Samarco participou do evento promovido pela Defesa Civil e Prefeitura de Mariana, nessa quinta-feira (13/07), para apresentar os benefícios do aplicativo PROX para a população e defesas civis de municípios vizinhos. A empresa é uma das parceiras do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), de mineradoras, da Cemig e do Mining Hub no desenvolvimento da ferramenta, lançada oficialmente no ano passado. O aplicativo disponibiliza dados sobre as barragens e de riscos em Minas Gerais e em outros estados. O objetivo da ação no município foi mostrar como o aplicativo poderá ser utilizado para segurança das comunidades da região e como meio de comunicação com instituições como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.       

 

A especialista em riscos da Samarco e participante do projeto, Melissa Manger, destacou que o evento foi mais uma oportunidade para divulgação do PROX, que oferece informações em tempo real sobre a situação de estruturas geotécnicas de forma transparente e objetiva. “Em Mariana, a Defesa Civil, com o apoio da Fundação Renova, alimentou o aplicativo com informações sobre riscos e com cadastros de pessoas residentes em áreas mapeadas. A prefeitura poderá atualizar o plano de contingência municipal a partir desses dados. Desenvolvemos um perfil específico para a população, mais leve e de fácil visualização, contribuindo para a gestão de risco de uma forma global no território”, afirmou Melissa.   

 

“É uma ferramenta que irá agregar muito valor ao nosso trabalho, principalmente na questão da comunicação. A população vai poder se inteirar sobre o que está acontecendo não somente com relação a barragens, mas para outros riscos mapeados”, ressaltou o subsecretário e coordenador da Defesa Civil de Mariana, Welbert Stopa.     

 

O PROX pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos. A ferramenta também permite que as pessoas façam o auto cadastro para receber alertas sobre situações de risco. Ele contempla, ainda, informações como riscos de enchentes, riscos hidrológicos, geológicos, de queimadas e descarga elétrica.    

   

PROX      

 

Foi criado no âmbito do programa Proximidade de Relacionamento com as Comunidades, da Cemig, inicialmente para o monitoramento de barragens de usinas hidrelétricas e hoje conta com a parceria do Ibram, Mining Hub e mineradoras tem foco nos procedimentos de comunicação de risco. Entre as funcionalidades do PROX, destacam-se os contatos com principais agentes de resposta como os órgãos públicos, a definição de pontos geográficos que possam ajudar na evacuação de áreas de risco e acesso aos procedimentos de autoproteção, como rotas de fuga.      

  

Outros detalhes estão disponíveis em segurancaprox.com.br .   


Voltar

Confira também: