Operação Pã mira exploração ambiental irregular em Mariana


19/06/2023 às 18h10

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na quinta-feira (15/6), a operação Pã visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, região Central do estado. As ordens judiciais decorrem de investigação sobre crimes ambientais e beneficiamento irregular de minério de ferro.

 

As apurações, coordenadas pela equipe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), iniciaram após denúncia sobre exploração ambiental irregular por porte de uma empresa. Por meio de levantamentos e análise de imagens, policiais constataram a possível exploração irregular.

 

Diante disso, a Polícia Civil representou pela busca e apreensão no local onde estaria ocorrendo a exploração e o beneficiamento de minério, na sede da empresa, assim como na residência do proprietário da empresa e de seus irmãos.

 

Durante buscas, os policiais civis encontraram fortes indícios de recente atividade minerária e danos na vegetação local, além de instrumentos utilizados para prática dos crimes (uma escavadeira, dois caminhões e maquinário de processamento de minério).

 

Foram apreendidos celulares, computadores e documentos que apontam a possível de lavagem de dinheiro, que será apurada em conexão com os crimes ambientais antecedentes.

Foto e Fonte Polícia Civil de MG


Voltar

Confira também: