Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana abre inscrições para cursos gratuitos até o dia 30 de junho


19/06/2023 às 17h13

Os cursos de Alvenaria em Bioconstrução, Pintura, Cantaria, Forjaria e Carpintaria (Módulo II) serão oferecidos no próximo período letivo, a partir de 8 de agosto.

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para novas turmas dos cursos gratuitos da Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.escoladeoficios.org.br .

Os cursos oferecidos no próximo período letivo serão: Alvenaria em Bioconstrução, Pintura, Cantaria, Forjaria e Carpintaria (Módulo II). As aulas terão início no dia 08 de agosto e acontecerão das terças às quintas-feiras no período noturno na sede da escola, no bairro Chácara, em Mariana. Será disponibilizado lanche para todos os alunos e vale-transporte para os residentes de Ouro Preto.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana vem contribuindo para a preservação do patrimônio, em sua dimensão material e imaterial, por meio da capacitação em técnicas construtivas tradicionais, atendendo à demanda por mão de obra qualificada para serviços de restauração e construção civil na região e à necessidade de geração de renda para a economia local. Nesse sentido, assume papel inovador e singular, ao incentivar o compartilhamento de conhecimento e gerir atividades pedagógicas em parceria com instituições locais.

Desde o início do projeto, em 2019, já foram capacitados mais de 300 pessoas e grande parte dos ex-alunos atuam hoje em suas próprias oficinas. A partir deste ano, a oferta de cursos independentes dentro das áreas de qualificação como pintura e alvenaria tornaram as capacitações ainda mais inclusivas e diversificadas.

Além das aulas teóricas e práticas sobre os ofícios, os alunos realizam visitas técnicas a obras de conservação e restauro e têm acesso a minicursos e palestras no projeto Conversas Transversais abordando temas do universo da arte-educação e cultura.

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma realização do Instituto Pedra, e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio da Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: