Minas Gerais: plataforma sustentável pode gerar mais de 5 mil empregos


Estima-se que mais de cinco mil empregos sejam criados, gerando renda e melhorias na qualidade de vida dos mineiros

19/06/2023 às 13h01

O estado de Minas Gerais receberá um investimento de R$ 3,2 bilhões, por meio de uma nova plataforma de mineração sustentável da empresa Gerdau, na região Central do estado. Com isso, estima-se que mais de cinco mil empregos sejam criados, o que fortalece o programa de atração de investimentos do Governo de Minas, além de gerar renda e melhorias na qualidade de vida dos moradores.

O governo de MG, destaca como investimento que vai ampliar a capacidade produtiva de minério no estado e a importância de gerar mais empregos. “Eu sempre tenho dito, emprego é o melhor programa social que existe. Nós já conseguimos nesses quatro anos e meio, mais de 600 mil empregos formais criados de acordo com CAGED do Ministério do Trabalho. E para mim, isso significa que se cada um desses que ganharam trabalho, tem mais uma, ou duas, ou três pessoas na família, nós melhoramos a vida de 1 milhão e duzentos, 2 milhões de pessoas em Minas Gerais”, aponta.

Com o investimento, a nova capacidade anual de fabricação de minério de ferro da empresa na mina de Miguel Burnier, localizada no distrito de Ouro Preto, será de 5,5 milhões de toneladas. A implantação da unidade está prevista para ocorrer no final de 2025.

O total de minério de ferro produzido neste novo investimento será destinado ao suprimento das fábricas de produção de aço da Gerdau em Minas Gerais, localizadas em Ouro Branco, Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.

O investimento irá abranger equipamentos e procedimentos com as tecnologias mais avançadas disponíveis. Serão adotadas as melhores práticas de mineração, incluindo o método de empilhamento a seco de dejeitos para o descarte de todos os resíduos de mineração. Isso elimina a necessidade de construção de barragens e reduz a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, o transporte do minério de ferro será realizado por meio de um mineroduto, reforçando o compromisso com a prática de mineração sustentável.


Voltar

Confira também: