Entenda o que é o Centro POP e sua importância para a cidade de Mariana


28/03/2023 às 14h20

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro POP, é um serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Assistência Social, e deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Além disso, o Centro POP é responsável por criar meios para o fortalecimento de vínculos e trabalhar o protagonismo social destes indivíduos.

São consideradas pessoas em situação de rua: “[...] o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória” Decreto N° 7.053 de Dezembro de 2009 

O Centro POP possui a finalidade de realizar atendimentos e atividades direcionadas para desenvolver a sociabilidade e o fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares. Além de ser uma unidade que oferece refeições, espaço para higiene pessoal, lavanderia, regularização de documentos pessoais e informações sobre como ter acesso aos seus direitos. É garantido pela Constituição Federal o direito à cidade às pessoas em situação de rua, o acesso aos serviços e equipamentos públicos, bem como condições mínimas para sobrevivência e dignidade. 

Além disso, representa um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O atendimento realizado às pessoas em situação de rua são com profissionais capacitados e especializados, de forma humanizada sempre de acordo com os preceitos e as diretrizes da política de assistência social. 

SAIBA ONDE ENCONTRAR 

Endereço: Rua Frei Durão, 208-A, Centro

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira | 08h às 17h  

Por Evelin Almeida 


Voltar

Confira também: