Carro é arrombado na Serrinha e dono diz que não volta mais lá

Foto: lampiaodigital.ufop.br

02/12/2022 às 11h07

A Cachoeira da Serrinha, localizada no distrito de Passagem de Mariana, é um importante ponto de lazer e de ecoturismo para os moradores da região, assim como também para os turistas que visitam a cidade, pois possui lugares para banho e também trilhas para caminhadas e ciclismo. Porém, casos de assaltos e arrombamentos que acontecem no local fazem com que as pessoas tenham medo de visitar a cachoeira da Serrinha Renato Silvestre, morador de Mariana, que costumava frequentar o local para lazer e fazer caminhadas, teve seu carro arrombado no local, há cerca de três meses.

Segundo ele, alguns homens esconderam-se atrás das árvores da trilha que leva à Cachoeira da Serrinha, arrombaram seu carro e roubaram alguns itens do porta-malas, entre eles, o seu celular, sua mochila e cartões de crédito.

Por conta desse acontecimento, Ricardo conta que não pretende mais voltar ao local, pelo menos de carro, e faz algumas recomendações aos amigos que desejam visitar a cachoeira. “A todos, o que eu recomendo: se vai de bicicleta, leva a bicicleta até próximo a água, se for de carro deixe-o na rua do Hospital em Passagem, nas proximidades da Pousada da Serrinha, melhor fazer uma caminhada porque é uma área muito deserta, você acaba ficando muito vulnerável”, disse. Sr. Ricardo conta que fez boletim de ocorrência após o crime, mas por conta da difícil fiscalização, nada pôde ser feito.

A cachoeira da Serrinha tem uma importância afetiva para os moradores de Passagem, Mariana e região, e Ricardo reconhece bem a beleza do local, mas relata que é difícil querer se expor ao perigo mais uma vez. A Prefeitura de Mariana possui um projeto chamado “Mariana Aventura”, produzido pela Secretaria Municipal de Esportes, que leva os participantes a diversos pontos históricos e ecológicos e também sinaliza algumas trilhas, mas de acordo com o responsável pela pasta de segurança do município, Tenente Freitas, não há outros modos de garantir a segurança do local, como a instalação de câmeras ou rondas cotidianas.

De acordo com o tenente Freitas, a Guarda Municipal realiza patrulhamentos na área da Serrinha, em especial no verão, quando as Cachoeiras são mais frequentadas, mas não é possível colocar câmeras de segurança no local. “A câmera poderia ser colocada na entrada da Serrinha, mas o problema é que lá nós temos dificuldades com energia elétrica e não teria como colocar essas câmeras lá”. Por ser um local muito visitado pela população e pelos turistas, o Tenente Freitas acredita que o local deveria ser um parque e possuir uma entrada planejada, com portaria e segurança para os visitantes. Porém, afirma que essas questões dependem do poder executivo municipal e do governo do estado realizarem investimentos nas condições de segurança da Cachoeira da Serrinha.

Da Redação :

Vereador Ricardo Miranda realizou em 2021 várias reuniões na Câmara com a representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Obras, ciclistas, ambientalistas locais e diretoria do Parque Estadual do Itacolomy para tratar sobre a Serrinha, que faz parte do Parque do Itacolomy. Apesar de apontar soluções durante as reuniões nada de concreto foi feito além do combate a invasões na estrada de acesso ao distrito da Vargem, que leva até a Serrinha, pois em área de parque ambiental não é permitido usucapião, assim como em área pública.

Uma portaria para o acesso parque do Itacolomy pela Serrinha já foi tema até de plano de governos de candidatos a prefeito de Mariana e promessa de campanha, porém a proposta ainda não saiu de cima dos palanques eleitorais, e quem paga o preço do descaso é a população que deixa de usufruir o meio ambiente devido a falta de organização da Serrinha causada por falta de vontade e ação política.

O local poderia ser um ponto turístico e de lazer pela população com segurança, porém continua ignorado devido essa falta de parceria entre a Prefeitura de Mariana / Secretaria de Meio Ambiente e a direção do Parque Estadual do Itacolomy. Apenas o SAAE Mariana monitora a área devido a algumas pessoas nadarem acima do local de captação de água, que é distribuída para grande parte de Mariana. As pessoas nadam acima da captação principalmente em época de seca, pois é captada quase toda água levando assim as pessoas procurarem nadar e se refrescar do calor acima da pequena barragem de captação. Como agravante, segundo Prof. Pedro Luis Teixeira de Camargos, o Pedro Peixe, autor de livro sobre a Serrinha “ em órgãos ambientais não consta licenciamento para barragem naquela área.”

Fonte : Jornal O Espeto/Por: João Gonçalves e Hynara Versiani


Voltar

Confira também: