VALE está testando os primeiros caminhões de carga elétricos do mundo para transporte de minério

Foto: Roberto Verona

16/09/2022 às 19h33

O objetivo da Vale com os testes com caminhões elétricos é chegar cada vez mais perto da meta de emissão zero de carbono estabelecida pela empresa

Vale está testando os primeiros caminhões totalmente elétricos para transporte de cargas pesadas. Os dois exemplares serão utilizados para transporte interno em minas tanto no Brasil quanto na Indonésia. A corporação fez o anúncio sobre o novo recurso nas últimas semanas, e de acordo com a empresa, o objetivo principal desta iniciativa é chegar o mais próximo possível de não emitir dióxido de carbono na atmosfera.

Os caminhões são os primeiros de seu tipo a serem empregados por uma corporação mundial de mineração. Eles substituem o óleo diesel por energia proveniente de fontes renováveis e também produzem menos ruído, reduzindo os efeitos negativos que as atividades de mineração têm nas comunidades localizadas nas proximidades. Confira no vídeo, como funciona e quais as propostas da Vale com a iniciativa.

Os caminhões elétricos da Vale são equipados com tecnologias que proporcionam uma boa autonomia antes de precisar parar para recarregar 

Suas baterias de lítio têm capacidade de armazenamento de 525 quilowatts-hora e são capazes de operar por até 36 ciclos, isso representa um pouco mais de um dia de operação na empresa, sem precisar parar para recarregar. Além disso, eles têm a capacidade de regenerar energia durante as descidas, reduzindo a quantidade de uso de freios mecânicos, manutenção e vibração, e proporcionando mais conforto operacional ao motorista. O aparelho é equipado com inúmeras tecnologias de controle de temperatura, o que permite que ele se ajuste a altas temperaturas, períodos de alta umidade e períodos de chuva forte.

A compra dos dois caminhões elétricos constitui mais um passo na eletrificação dos ativos da Vale. Em 2019, a empresa declarou sua intenção de atingir o objetivo de zerar suas emissões até o ano de 2050. As estimativas variam entre quatro e seis bilhões de dólares a serem investidos pela Vale para atingir esse objetivo.

Os esforços da Vale com o objetivo de preservar o meio ambiente, eletrificando sua frota, vai além dos caminhões

A Vale estabeleceu metas, com o objetivo de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e aumentar o uso de alternativas ecologicamente corretas em suas operações de negócios. A iniciativa Powershift, criada pela empresa para essa finalidade, está trabalhando para desenvolver novas soluções que possam ser usadas pela corporação para eletrificar seus ativos, tanto nas minas, como nas ferrovias. 

O plano de eletrificação dos ativos da Vale inclui a operação de locomotivas a bateria nos pátios dos portos de Tubarão, em Vitória, e Ponta da Madeira, em São Luís. Isso além do caminhão que é totalmente movido a energia elétrica, que citamos anteriormente. A Powershift também realiza testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas no Canadá.

Foto Roberto Verona 

Escrito porGeovane SouzaemMineração,Veículos Elétricos


Voltar

Confira também: