(31) 9 8933-2498

A Semana da Música de Ouro Branco

A Semana da Música de Ouro Branco

A Semana da Música de Ouro Branco

06/09/2017 às 13h29

Inscrições abertas para a 12ª Semana da Música de Ouro Branco

 

Festival oferece vagas em oficinas com importantes nomes da música erudita internacional e homenageia o violoncelista Zygmunt Kubala

 

 

A Semana da Música de Ouro Branco completa doze anos em 2017 e já tem data marcada. A décima segunda edição do festival, referência no ensino e na difusão da música erudita, será realizada entre os dias 8 e 14 de outubro.

 

Músicos e estudantes interessados em participar das oficinas podem se inscrever até o dia 25 de setembro. Para efetuar a matrícula, o candidato deve acessar o site www.semanadamusica.com e seguir as instruções. A seleção será feita pela direção artística do festival por meio de análise de currículo e vídeos enviados. A lista com os selecionados será divulgada dia 28 de setembro.

 

As oficinas oferecidas este ano são: violino, com Theodora Geraets, Renata  Kubala e Hyu-Kyung Jung; violoncelo, com Matias de Oliveira Pinto, Eduardo Swerts e Arthur Hornig; viola com Ricardo Kubala; piano com Sérgio Monteiro e Viviane Taliberti; violão com Reinbert Evers. Além deles, participam da Semana da Música a pianista acompanhadora Risa Adachi e o Quarteto de Münster.

 

Este ano, o festival homenageará o violoncelista de origem polonesa Zygmunt Kubala. Um dos principais músicos do Brasil, Kubala participava de um concerto da Série “Concertos para Ouro Branco” em 2007 quando se sentiu mal. Ele tocou apenas uma frase musical e caiu. Kubala chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Faleceu aos 64 anos de um aneurisma da aorta abdominal. Como parte da homenagem, seus filhos, a violinista Renata Kubala e o violista Ricardo Kubala, participam do festival este ano.

 

Além das oficinas, a Semana da Música terá uma programação de concertos e recitais. Como no ano passado, um dos concertos será realizado na cidade-irmã de Ouro Preto. 

 

A Semana da Música, uma realização da Casa de Música de Ouro Branco,  há doze anos reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita, estudantes de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem cerca de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais.

 

O festival tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. Além do aspecto cultural e social, o evento também proporciona geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infraestrutura e produção.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.


Voltar

Confira também: