Mariana oferece um esporte de qualidade através de uma equipe qualificada


27/06/2019 às 15h52

Realizar um esporte e lazer de qualidade e que atenda a comunidade de forma ampla só é possível com a contribuição de uma equipe dedicada e qualificada, que trabalha unida em prol do desenvolvimento de projetos eficazes e diversificados.

Atualmente, a Secretaria de Esporte de Mariana conta com quatro professores de Educação Física e cinco estagiários em processo de formação. Cada um dos profissionais atua em uma frente diferente de acordo com sua especialidade e identificação, mas todos com o mesmo objetivo: fazer do nosso esporte campeão! 

Até o advento da Lei nº 9.696/98, a profissão do profissional da Educação Física não era regulamentada. E como consequência disso, qualquer pessoa, sem a devida formação superior naquela área do conhecimento, podia exercer a profissão de professor de Educação Física, professor de academia, técnico de futebol, instrutor de esportes e etc. Com o surgimento da Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, "o exercício das atividades de Educação Física" e a designação de "Profissional de Educação Física" passaram a ser "prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física", como estabelece o seu art. 1º.

Segundo o assessor técnico de desporto, Wagner Flávio, esta lei traz mais segurança para as pessoas que frequentam as aulas e os projetos da secretaria e também garante a transmissão de um conhecimento de qualidade e procedência. “Quando dizemos para os usuários que temos formação e conhecimento daquilo que estamos repassando, eles se sentem mais confiantes e assim, participam do esporte e lazer com mais dedicação.”, destacou. 

Além dos profissionais com formação e dos estagiários, segundo Aloísio Bento, funcionário do esporte há quase 4 anos, a equipe da Secretaria conta ainda com outras pessoas dedicadas que já atuam no esporte de Mariana há muitos anos, ao total são 22 funcionários atuando em diversos setores. “Percebo que venho contribuindo muito com nossa querida Mariana, pois através do esporte ajudo na formação de alguns atletas e inserção dos mesmos na sociedade, muitos hoje são grandes cidadãos marianenses.”, disse. 

 Ítalo Oliveira, instrutor de esportes, destaca que a boa integração de toda a equipe envolvida com o esporte no município é muito relevante. “Nossa equipe é formada por pessoas voluntariosas, que sempre se dedicam e gostam do que fazem. E mais importante ainda, a equipe está sendo cada vez mais qualificada, com profissionais formados na área.”, ressaltou. 

Além de ser responsável por todo esporte e lazer da cidade, a Secretaria funciona ainda como um espaço de formação e educação, onde estudantes dos cursos de graduação relacionados podem estagiar e se preparar para o mercado de trabalho. O estágio é uma união da teoria com a prática, e tudo sobre orientação dos coordenadores. “Nós realizamos grupos de estudos todas as sextas-feiras, onde podemos discutir a melhor forma de realizar nossas intervenções em conjunto. Este é o momento de também, de ouvir as considerações de nossos estagiários e dar possíveis feedbacks para eles, para assim melhorar cada vez mais nosso ambiente de formação e torná-los bons profissionais.”, destacou Italo.

Na Secretaria os estagiários passam por inúmeras vivências e experimentações diferentes. Atuando em projetos de modalidades como futsal, handebol e vôlei, organização e realização de eventos e ações de promoção de lazer e saúde. O estagiário, Matheus Loreto, afirma que esse leque de possibilidades que é disponibilizado para os estagiários é muito importante, e o fez abrir a mente para modalidades que antes ele não esperava ter a oportunidade de participar. “Eu acho que o espaço de formação que é disponibilizado para nós estagiários, aqui na Secretaria, é muito bom, pois conseguimos ter acesso a áreas muito diferentes, e isso faz com que possamos abrir a cabeça, além de ter que pesquisar e melhorar cada dia mais para atender a demanda da população e usuários. Além de viver outras possibilidades dentro do meu curso de educação física e oportunidades de vivências enriquecedoras.”, disse.

Temos programação tanto para atletas profissionais de alto rendimento até eventos de promoção da saúde para um público amplo, e maioria de forma gratuita. Para conferir a programação completa das atividades oferecidas entre em contato com a Secretaria de Esportes através do telefone (31) 3557-2128. 

FOTO: MARCELO CARDOSO l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: