Sistema de abastecimento de água de Cachoeira do Brumado é discutido com comissão de moradores


18/06/2019 às 16h03

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE Mariana esteve presente em reunião convocada por moradores de Cachoeira do Brumado para discutir o sistema de abastecimento de água do distrito.

Com comissão composta essencialmente por moradores com formação técnica em diversas áreas e junto à associação de moradores do local, a reunião foi para que fosse detalhado qual a linha de trabalho tem sido adotada para captação, tratamento e distribuição da água no distrito.

O Diretor Executivo do SAAE, Amarildo Júnior explicou a escolha técnica por poços artesianos no lugar da construção de uma Estação de Tratamento de Água, além de informar cada passo dado pelo município rumo ao recebimento do convênio e à efetivação da obra.

Além disso, foi acordado que dentro dos próximos 90 dias o SAAE vai se reunir novamente com a comunidade para falar sobre a perfuração dos poços no distrito.

O município de Mariana pleiteou junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) um recurso para captar, tratar e distribuir água em Cachoeira do Brumado.

Em 2017 esse convênio foi efetivado e a expectativa era que o município receberia cerca de 3 milhões de reais. Em 2018 foi anunciado que esse recurso seria de um milhão de reais, com contrapartida de 200 mil reais do município - esses já investidos na contratação do projeto detalhado e estudos geofísico e hidrogeológico.

Com a mudança do valor total do convênio e como a FUNASA só aceita projetos com todas as etapas (início, meio e fim), o objeto precisou ser mudado, pois não seria possível fazer todas as etapas de uma ETA convencional, além de captação e distribuição. Sendo assim, optou-se por pela perfuração de poços artesianos (um com recurso do convênio e outro como iniciativa do poder executivo municipal).

Nesse momento o SAAE, junto com o município, estão finalizando o processo de perfuração de poços e aguarda a entrega definitiva do projeto executivo para licitação da obra no distrito.


Voltar

Confira também: