Dezenas de voluntários participam de Mutirão Solidário


03/06/2019 às 15h37

A Praça São Sebastião, no bairro Colina, amanheceu movimentada no sábado (1). As equipes de funcionários do Programa Mãos Solidárias, com o apoio dos moradores da região, reformaram todo o ambiente, proporcionando um novo espaço de lazer e convivência para a comunidade. O evento faz parte de um projeto que visa revitalizar espaços públicos com o menor gasto de recursos possíveis.

A Prefeitura de Mariana, através do Mãos Solidárias, mobiliza as associações de moradores que, por sua vez, convocam as pessoas que moram na região para participarem, de modo voluntário, de todo o processo de reforma, que acontece durante o final de semana.

O prefeito da cidade, Duarte Júnior, esteve no local e falou sobre a importância da participação da população no mutirão. “Estou aqui como prefeito, mas hoje também como morador do bairro, porque eu entendo que é minha obrigação contribuir com esse programa tão bacana que é o Mãos Solidárias. Quando a pessoa participa das ações, começa a entender o que é o pertencimento e que ele não pode deixar alguém destruir o que é de todos nós. Além de cobrar que é nosso direito, também temos que ajudar. Os voluntários que estão aqui merecem os aplausos”, disse o chefe do executivo.

Pintura dos bancos e das lixeiras, recuperação do parque infantil, instalação da academia ao ar livre, limpeza geral, melhoria na iluminação e obras de alvenaria nas ruas de acesso à praça São Sebastião foram algumas das ações desenvolvidas no mutirão voluntário. “Com certeza vai melhorar o bairro, porque a praça estava precisando. Vamos ter um lugar para ir com os amigos, poder fazer uma caminhada, fazer uma academia, vai ser muito bom”, disse Ana Lúcia Vieira, moradora do bairro Colina, elogiando a ação do Mãos Solidárias.

O mutirão de reforma também contou com o apoio de uma equipe de trinta adolescentes voluntários do Clube Desbravadores, da Igreja Adventista. Mateus Santos, membro da equipe, conta que é sempre ótimo ajudar ao próximo. Segundo ele, essa é a filosofia dos Desbravadores: ajudar a quem precisa. “Nas próximas edições pretendo sim continuar nesse projeto [Mutirão voluntário do Mãos Solidárias] que é tão bom para as comunidades por onde passa”, afirmou o jovem.

Igor Gomes, coordenador do Programa Mãos Solidárias e idealizador do mutirão voluntário, diz que as ações acontecerão uma vez por mês, em diferentes locais. “A meta é, até o fim do governo do prefeito Duarte, contemplar todos os bairros e distritos de Mariana”, afirmou.

FOTO: RAFAEL SANTOS l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: