III Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) reúne centenas de pessoas


03/06/2019 às 11h13

"A EJA é a realização de um sonho", "tenho muito orgulho por ter conseguido continuar meus estudos", "minha filha que pegou a minha mão e me levou para a escola". Diversas frases de gratidão e felicidade como essas foram escutadas durante o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos, na última sexta-feira, dia 31 de maio. 

O evento tinha o intuito de mostrar as perspectivas dos alunos sobre o projeto e contou com a participação de professores, entidades, representantes da Superintendência de Ensino e do prefeito de Mariana, Duarte Júnior. Ele ressaltou o papel do poder público no projeto, que é responsável pela formação de milhões de pessoas. "A EJA é um projeto muito bonito, porque nós conseguimos ver que as pessoas querem melhorar, buscar melhores condições de vida e de estudo. O poder púbico tem o dever de apoiar e garantir que essas alternativas existam", disse. 

Perto de terminar o ciclo da EJA, Ivanete de Jesus foi uma das alunas que falou sobre o projeto. "Antes eu achava que a EJA era a realização de um sonho. Na verdade, eu descobri que é a porta aberta para a realização de um sonho. Quero terminar aqui e entrar em um curso superior". João Fidêncio, outro aluno que está concluindo a formação também expressou muita felicidade durante a fala. "É muito gratificante estar prestes a formar. Eu voltei a estudar depois de muito tempo e estou muito feliz".

Após os depoimentos dos alunos, o público foi dividido em duas palestras. O Dr.Prof. Jerry Adriani ministrou uma palestra sobre as especificidades de ser educador na Educação de Jovens e Adultos. Em outra sala alguns alunos que já passaram pelo projeto falaram sobre a sua trajetória de vida até a entrada para a graduação na Universidade Federal de Ouro Preto.

O EJA tem mais de 3,5 milhões de alunos matriculados no país inteiro. Em Mariana, três escolas disponibilizam o acesso à educação, são elas: CEMPA, E.M. Mosenhor José Cota e E.M. Dom Luciano.

FOTO: LUCAS MANTOVANI l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: