“A Pereira da Tia Miséria”, premiado espetáculo da Cia. Teatral Núcleo Ás de Paus, de Londrina, PR, vai ser apresentado em Mariana no próximo dia 04 de junho, na Praça Gomes Freire, às 10h. O grupo realiza também a oficina “O Corpo Coletivo” para professores e alunos de escolas públicas da cidade, e faz intercâmbios artísticos com grupos de teatro locais, além de conversas com o público após as apresentações.
A companhia leva para o espaço público a dramaturgia de Luan Valero baseada em um conto popular espanhol, que narra a história da “Miséria”, uma velha que se perdeu de seu filho “Fome” e vive à espera de seu reencontro. Figuras alegóricas como a Miséria e a Morte são personificadas em cena e, junto às outras, dão vida a este universo fantástico e, paradoxalmente, realista. Além de apresentar elementos populares como a perna de pau e o texto em rima, o espetáculo é realizado na rua, lugar que já proporcionou ao grupo grandes aprendizados por ser repleto de espontaneidade e sutilezas. Todas as apresentações são gratuitas e vão ter tradução simultânea em libras, áudio descrição e visita tátil para a acessibilidade de públicos com deficiências auditiva e visual.
O espetáculo “Pereira da Tia Miséria” já trouxe diversos prêmios para o Núcleo Às de Paus. Entre eles, o mais tradicional do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul, em 2011, ano em que a peça foi vencedora nas categorias melhor espetáculo, melhor figurino para Alex Lima e melhor ator, para Guilherme Kirchheim. No mesmo ano, ganhou os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção, melhor figurino e melhor ator no Festival de Teatro de Limeira.
Em 2013 o grupo viaja o Brasil através do Palco Giratório, do SESC, e em 2014, o grupo ganha o Prêmio Funarte com o projeto Emaranhado - Jornada teatral em busca de riquezas esquecidas entre o Grajaú e o Parnaíba. Em 2015, com o projeto Na Casa dos Ancestrais, o grupo ganha o Prêmio Myriam Muniz, realizando uma circulação teatral por 11 terras indígenas do Paraná e Santa Catarina.
A Companhia
A companhia londrinense Núcleo Ás de Paus surgiu em 2008 com a união de jovens artistas que tinham interesse em construir uma pesquisa teatral a partir de um viés colaborativo, incentivando o compartilhamento das funções de atuação, direção e produção nas criações artísticas. A investigação teatral do grupo se caracteriza pelo trabalho vocal, através de uma pesquisa sobre canções populares de diferentes culturas; e pelo trabalho com pernas de pau, máscaras, bastões e muletas. O grupo busca investigar estes elementos enquanto prolongamentos das potências do corpo do ator e da atriz no ato teatral, seja em espaços fechados ou ao ar livre. A companhia tem em sua trajetória três espetáculos: A Pereira da Tia Miséria (2010), Singra (2013) e DONANTÔNIA (2016) e, desde a sua fundação, viajou por mais de 20 estados brasileiros.
A Oficina
A oficina O Corpo Coletivo é direcionada a estudantes e professores da rede pública de ensino. A vivência é composta por dinâmicas teatrais presentes na pesquisa da companhia, como cantos populares e danças circulares, e o foco é estimular a capacidade criativa de cada participante, para que conquistem a autonomia quando inseridos em um contexto de construção coletiva. Serão ofertadas 40 vagas em cada cidade e a duração da oficina é de 4 horas.
Além de Mariana, o espetáculo “A Pereira da tia Miséria” foi apresentado em Tiradentes, no dia 25 de maio, dentro da programação do Festival Tiradentes em Cena, e em Varginha, no dia 29 de maio. As apresentações fazem parte do projeto “Circulação Teatral pelo Interior de Minas Gerais”, que foi contemplado pelo edital de circulação da Petrobras Distribuidora, que visa difundir as artes cênicas pelo país e foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo a Cultura e do Governo Federal. A realização é do Núcelo Às de Paus e Ibirá Cultural e conta com o apoio do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, da Fundação Cultural de Varginha, Avesso Produções e Tiradentes em Cena.
Neste projeto de circulação, o Núcleo Ás de Paus também faz intercâmbios artísticos com grupos locais. No caso de Mariana, o intercâmbio será com o Circovolante, companhia de circo com sede no distrito de Passagem, de Mariana.
Serviço
Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Mariana-MG
Data: 04 de junho
Local: Praça Gomes Freire
Horário: às 10h
Ficha técnica
Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Direção: Núcleo Ás de Paus
Texto: Luan Valero
Concepção e Direção Musical: Eric D’Ávila
Figurinos: Alex Lima
Cenografia e Bonecos: Rogério Francisco Costa e Alex Lima
Elenco: Adalberto Pereira
André Demarchi
Camila Feoli
Luan Valero
Luana Rodrigues
Thunay Tartari
Contrarregra: Rogério Francisco Costa
Assessoria de Comunicação: Claudia Silva
Projeto Gráfico: Studio Lasca
Arte a partir da fotografia de Fábio Alcover
Registro: Arthur Ribeiro
Tradução/Interpretes de Libras:
Mariana: Luana Dias
Produção Local
Mariana: Avesso Produções
Coordenação de Produção: Rogério Francisco Costa / Ibirá Cultural – Produções Artísticas
Sinopse de “A Pereira da Tia Miséria”.
“A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.”