Profissionais do Mais Médicos marcam greve para 8 de maio em São Paulo Cerca de 50 profissionais devem parar no dia 8 de maio


Cerca de 50 profissionais devem parar no dia 8 de maio

07/05/2019 às 11h39

Profissionais do Mais Médicos marcam greve para 8 de maio em São Paulo – Em matéria assinada por Marcela Leite, veiculada no portal UOL, registra-se que cerca de 50 profissionais do programa Mais Médicos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde – UBS na cidade de São Paulo ameaçam parar as atividades a partir da próxima quarta-feira (08/05).

Eles alegam que os contratos com a prefeitura, que vencem em junho e agosto, não foram renovados. Os profissionais estimam que cerca de 200 mil pessoas podem ser afetadas e afirmam que, ao procurar a Prefeitura de São Paulo, não conseguiram “nenhuma resposta concreta”.

O texto informa que em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo afirma que recebeu com surpresa o anúncio de paralisação e que “considera uma irresponsabilidade penalizar a população com uma greve pela renovação de contratos que se encontram em plena vigência”. Segundo a pasta, está prevista uma reunião na próxima terça para tratar do assunto.

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Eder Gatti Fernandes, critica o vínculo de trabalho e afirma que, caso os contratos não sejam renovados, os moradores das periferias serão os mais prejudicados. “A Lei do Mais Médicos permite contratações precárias e dificulta o acesso à Justiça do Trabalho. Em contrapartida, os médicos que participam do programa realizam mensalmente 20 mil atendimentos diversos e a população não pode arcar com o ônus de não ter esses profissionais e ficar desassistida” – esclarece Fernandes.

De acordo com o sindicato, os médicos atendem em áreas como ginecologia, pediatria, saúde do idoso e saúde do homem. Também são feitos grupos de saúde, visitas às casas dos pacientes e procedimentos ginecológicos.

Fonte: https://noticias.uol.com.br


Voltar

Confira também: