1ª Plenária Municipal de Saúde é realizada em Mariana


16/04/2019 às 10h14

Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para formulação de políticas de saúde nos níveis estaduais e nacionais, o Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde, realizou, no último sábado (13), a 1ª Plenária Municipal de Saúde de Mariana. 

Para o prefeito, Duarte Júnior, o evento é uma oportunidade para avaliar a situação do setor no município e propor diretrizes para a formulação de políticas da área. “Tivemos um momento extremamente importante para debater com a comunidade a elaboração de propostas de políticas públicas, a fim de melhorar a qualidade dos nossos serviços. Fico feliz em ver a população marianense participando dessas iniciativas e aproveito para agradecer a parceria com o Conselho de Saúde, que sempre tem contribuído de maneira efetiva para o nosso município", completa Duarte. 

O evento, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", contou com a palestra do secretário de saúde de Pedro Leopoldo e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerias (COSEMS-MG) - regional Belo Horizonte, Fabrício Henrique dos Santos Simões. Estiveram presentes também membros do poder legislativo e representantes de diferentes segmentos, como profissionais de saúde, gestores/prestadores de serviço e entidades religiosas, além da comunidade em geral.

O presidente do conselho municipal, Leandro Ferreira, destacou a importância de eventos como esse para o município. “A Plenária é um momento de democracia, onde tivemos a oportunidade de definir as propostas que serão enviadas aos níveis estaduais e nacionais, além de eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da Conferência de Saúde”.

Três eixos foram abordados durante o evento pelos participantes, divididos em dois grupos de trabalho: l. Consolidação do SUS – saúde como direito; ll. Financiamento do SUS. Durante a plenária foi realizada a eleição dos delegados para representar o município na 9ª Conferência Estadual de Saúde: Natália Aparecida Duarte (usuário), Sônia Regina Passos (usuário), Leandro Henrique Maciel (usuário), Jair Rafael da Silva (usuário), Sebastião Rodrigues de Araújo (trabalhador da saúde), Carolina de Souza Lício (trabalhador da saúde), Marilene Romão Gonçalves (gestor/prestador de serviço) e Kelem Cristina Ramos de Freitas (gestor/prestador de serviço).

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: