Prefeitura retoma serviços paralisados, após reunião com a Vale


Empresa se comprometeu em realizar aporte para suprir queda na arrecadação do município

02/04/2019 às 15h22

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, anunciou, nesta terça-feira (2), que as atividades da Prefeitura paralisadas por cerca uma semana voltarão ao normal. Isso porque, em reunião na sexta-feira, a Vale assumiu o compromisso de repassar a verba que a cidade necessita para manter seus serviços essenciais, após a paralisação da mineradora. “Tive uma reunião surpreendente e extremamente positiva com a Vale. Fiquei impressionado com a mudança de postura da empresa, que passará a ter um tratamento especial com as cidades em que minera”, afirmou o prefeito.

Mariana foi a única cidade, até o momento, a conseguir uma reunião com a empresa, de acordo com Duarte. No encontro, o prefeito exibiu aos diretores da mineradora os serviços afetados pela queda na receita, que o fez decretar estado de calamidade financeira. “A Vale se comprometeu em realizar um aporte para suprirmos os valores que perderemos mensalmente com a sua inatividade”, ressaltou.

O aporte tem prazo indefinido, uma vez que durará até a mineradora retomar suas atividades no município. O retorno da extração mineraria em Mariana ainda não foi anunciado pela Vale, que aguarda laudos para certificar a estabilidade das estruturas em suas minas na cidade.

Agora, o município irá preparar um levantamento com os valores dos serviços que a Vale cobrirá por meio do repasse. De acordo com o prefeito, todos as ações da Prefeitura que haviam sido suspensas na última semana poderão retornar imediatamente, devido à garantia do aporte realizado pela mineradora, além da revogação do decreto de calamidade financeira. “Após mais de 50 anos minerando em Mariana, a Vale percebeu que estava sendo soberba e, finalmente, irá focar nesse lado social. Eu preciso acreditar nesse novo olhar da empresa, neste acordo que é essencial para nossa cidade”, concluiu o prefeito.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: