Mutirão voluntário na Pracinha da Associação do Barro Preto mobiliza população


Parceria entre o Programa Mãos Solidárias e a Associação de Moradores do bairro Barro Preto resultou em um espaço de lazer revitalizado

26/03/2019 às 14h34

No último fim de semana, a comunidade do Barro Preto recebeu uma equipe de profissionais e voluntários para a realização de um mutirão na Pracinha da Associação. O projeto, idealizado pelo Programa Mãos Solidárias, da Prefeitura de Mariana, contou com o apoio da Associação de Moradores e Amigos do Barro Preto e de colaboradores locais que realizaram trabalhos voluntários para reformar a praça. As obras contemplaram todo o espaço de lazer e convivência, desde a reforma de bancos, limpeza de canteiros, recuperação de jardins, pintura, instalação de um novo parque para as crianças, até a colocação de novas placas de identificação do local.

Um dos voluntários, Edilson Marques, vive há 17 anos no bairro. Ele conta que ficou ciente do mutirão a partir das redes sociais do Programa Mãos Solidárias e da divulgação da associação de moradores do bairro. Edilson reconheceu a importância do trabalho voluntário e enalteceu a ação colaborativa. “Hoje, para tudo dar certo, temos sempre que ajudar um ao outro e fazer as coisas acontecerem. Não podemos esperar, temos que colocar a mão na massa mesmo”, disse o colaborador após um dia inteiro de trabalho.

O prefeito da cidade, Duarte Júnior, compareceu ao mutirão para acompanhar as obras e conversar com as pessoas envolvidas no projeto. Ele parabenizou toda a equipe de voluntários e enalteceu a importância de ações como essa. “Realmente excelente o trabalho feito. O Programa Mãos Solidárias tem se tornado uma grande referência em ações de transformação na cidade. Tem se fortalecido a partir do comprometimento de todas as pessoas envolvidas. Vamos com toda a certeza fazer toda a diferença em favor de Mariana”, disse o prefeito.

As obras na praça foram concluídas em dois dias e a comunidade já pode usufruir das novas instalações do local. Luciana Pyra, tesoureira da Associação de Moradores do Barro Preto, agradeceu aos colaboradores do projeto e fez um convite para a população local. “A gente agradece a equipe do Mãos Solidárias e aos voluntários pelo esforço, pelo empenho, por abraçar e por nos presentear com essa campanha no nosso bairro. A nossa praça está bonita, está renovada, as crianças e as famílias podem vir, que a praça e a associação estão abertas para acolher a todos da comunidade”.

A ação realizada no bairro Barro Preto inaugurou o formato de mutirão voluntário com apoio da Prefeitura de Mariana, projeto que se estenderá a todos os bairros da cidade, de acordo com Igor Gomes, coordenador do Programa Mãos Solidárias. “Essa ação do Barro Preto, no último final de semana, foi muito importante pra gente. Uma parceria entre a Prefeitura de Mariana, Associação de Moradores, voluntários e o Programa Mãos Solidárias, no formato de mutirão, que realizaremos em outros bairros. Mesmo com poucos recursos a gente conseguimos nos reinventar, e com esse modelo faremos intervenções em outros pontos da cidade. Contamos com o apoio e mobilização das associações dos bairros e seus moradores”, afirma Igor.

FOTO: RAFAEL SANTOS l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: