Carnaval de sucesso: Mariana encerra a folia com balanço positivo em diversas áreas


08/03/2019 às 07h57

O Carnaval Mariana 2019, "Quem Canta Seus Males Espanta" foi um sucesso! Nos seis dias de folia, marianenses e turistas acompanharam diversos blocos, shows, e também puderam conferir um pouco da cultura da cidade através da valorização dos artistas locais, que representaram 95% da programação, com apresentações para todos os gostos. De acordo a Secretaria de Defesa Social, foram cerca de 15 mil foliões por dia nas ruas de Mariana. Segurança e organização foram um dos pontos mais elogiados por quem curtiu a festa na Primaz de Minas, que através dos servidores municipais, fizeram o Carnaval mais que especial.

Para o prefeito Duarte Júnior a realização das festividades foi um acerto. Ele pontuou a importância de se manter um evento que faz parte do calendário oficial e alegra a população, além do fator fundamental, que é o aquecimento da economia local. “Sem dúvidas foi uma ação mais que acertada do nosso governo. Nas ruas podemos perceber das pessoas a satisfação em manter essa festa tão bonita e tão esperada. Centenas de comerciantes contam com o Carnaval, que é a primeira grande festa do ano e um importante ponto de apoio para o prosseguimento e investimento em seus negócios”, afirma Duarte, também ponderando que o momento de lazer é direito dos cidadãos.

Marca da gestão, a valorização da cultura e de artistas da cidade se fez presente. Apresentações para todos os públicos levaram muita alegria aos foliões, como é o caso de Jonas de Souza, que além de prestigiar todos os dias de festa, ressaltou a importância da iniciativa. “O Carnaval está o máximo. Foram muitas atrações e houve a valorização da cultura local. Assim como eu, muitos outros colegas também se apresentaram”, afirma.

Para a comerciante Rosângela do Espírito Santo, que é proprietária de um estabelecimento localizado em frente à Praça Gomes Freire, manter o Carnaval foi uma decisão bem tomada pela administração. "Achei que o carnaval de Mariana foi muito bom. A gente não vendeu tudo que tinha que vender, mas deu tudo certo. Ainda bem que mantiveram o carnaval, a gente precisa trabalhar, é o nosso sustento, então queria parabenizar a Prefeitura de Mariana".  

APOIO AOS AMBULANTES - Diversos ambulantes trabalharam intensamente durante os dias de folia na Primaz de Minas, como Marcilene, que observou que trabalhar durante o Carnaval é uma das maneiras de complementar sua renda. "Nós temos nossos trabalhos, mas no carnaval conseguimos fazer uma pouquinho mais de dinheiro como ambulantes. Esse dinheiro que o povo gasta faz a economia girar, no fim das contas volta para cidade e para nós também", afirmou.  

De acordo com Efraim Rocha, a oportunidade dada aos ambulantes da cidade foi um diferencial. “Todos tiveram a sua chance. Sabemos que temos que melhorar em alguns aspectos e que nem todos saem satisfeitos, mas tudo é um caminho a construir”, disse, reforçando a importância da valorização local. “Agora é começar a pensar na organização do próximo ano. Anotamos o que precisa ser mudado e melhorado e reforçamos que o prefeito Duarte Júnior agiu certo em fazer esse Carnaval, que aconteceu com muita criatividade e a baixo custo”.

SEGURANÇA - A segurança foi um dos pontos fortes ao longo dos dias. Diversos Guardas Municipais e oficiais do Corpo de Bombeiros Civil e Militar e da 3ª Cia PM de Missões Especiais, garantiram, com eficiência, o lazer e a diversão de todos. Além do posto de comando na Casa de Cultura e na Praça Gomes Freire, a Polícia também preparou o efetivo para atuar nos bairros mais afastados da cidade, o que reforçou ainda mais a segurança dos marianenses e turistas. 

De acordo com o secretário de Defesa Social, Braz Azevedo, não houve nenhum registro de ocorrência mais grave, apenas algumas ocorrências menores. "Todos os órgãos competentes trabalharam de forma organizada para que pudéssemos fazer um carnaval divertido e seguro", reforçou o secretário.   

MORRO DA SAUDADE SE CONSAGRA CAMPEÃ - A Escola de Samba Morro da Saudade, de Passagem de Mariana, foi a grande campeã do Carnaval. Junto das Escolas Vila do Carmo e Acadêmicos do Barro Preto, que também fizeram belos desfiles, as alas deram um show de magia na Avenida Getúlio Vargas, angariando quase todas as notas 10 nos quesitos de avaliação feita por jurados especializados.

“Todas as escolas fizeram muito bonito na avenida. O resultado é consequência e de maneira alguma está ligado a administração municipal. A Prefeitura de Mariana apoiou de forma igual a todos e foi totalmente isenta diante do resultado. Vivemos momentos de alegria e integração de todos aqueles que participaram dessa festa” afirmou o secretário de Cultura Efraim Rocha.

BALANÇO POSITIVO NA SAÚDE - O Setor de Saúde teve um balanço positivo durante a folia. De acordo com a representante Juliana Ferreira, toda a organização para Carnaval foi alvo de um grande planejamento. A programação foi pensada com corte de gastos, sem afetar o atendimento ao público, que de acordo com a servidora pública, foi bem menor que no ano passado. “Não tivemos nenhum registro de intercorrência grave. Apostamos que a nossa organização daria certo e tudo ocorreu de forma tranquila. Em relação aos cortes, decidimos não terceirizar ambulâncias, e todo planejamento aconteceu dentro do esperado. Com certeza o balanço foi mais que positivo”, afirma.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: