Ação Parceira entre Academia de Letras Infanto-juvenil, criada pelos poetas aldravistas de Mariana em parceria com a Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos (escola de Santa Bárbara) é FINALISTA REGIONAL da Regional Belo Horizonte categoria MICRO porte, dentre as 1.651 inscritas na 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef.
Em 2017, houve mudanças nas regras de premiação. Além dos vencedores nacionais e regionais, as 96 parcerias finalistas receberão prêmio (10.000,00) em dinheiro. “Com isso, ainda mais parcerias passam a ser premiadas. O objetivo é ampliar a distribuição de recursos, alcançando maior número de ações e localidades beneficiadas”, explica a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.
Para o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, a expectativa é de que neste ano o Prêmio possa alcançar ainda mais as crianças e os adolescentes vulneráveis, aqueles mais difíceis de alcançar. “Queremos identificar e reconhecer iniciativas que possam contribuir com a redução de desigualdades no País e sejam inspiradoras para o aperfeiçoamento de políticas públicas que ajudem a levar o direito à educação integral a toda parte”, explica.
A parceria entre a ACADEMIA BRASILEIRA DE AUTORES ALDRAVIANISTAS-INFANTOJUVENIL(associação literária sem fins lucrativos (idealizada pela escritora aldravista Andreia Donadon Leal) e a ESCOLA MUNICIPAL MARPHIZA MAGALHÃES SANTOSvisa promover o intercâmbio entre autores consagrados, alunos e comunidade, em eventos acadêmicos, literários e culturais promovidos pela Academia. Visa, também, auxiliar escola, educador, aluno e família no processo de incentivo à leitura, à criação literária e à sua respectiva divulgação em livros e mídias digitais.
OBJETIVOS
· Desenvolver e aprimorar a Arte Literária dos alunos
· Elevar o prazer pela leitura, e produção literária
· Promover oficinas e saraus para alunos e comunidade
· Realizar campanhas de incentivo à leitura e acesso aos livros, para alunos e comunidade
· Incentivar a publicação da produção literária e artística dos alunos na plataforma virtual e imprensa
· Incentivar a participação dos alunos em eventos literários
Participar de solenidades acadêmicas, eventos literários e culturais promovidos pela parceria entre a academia e escola, com participação de alunos e comunidade escolar.
ATIVIDADES
Com finalidade de criar o gosto, o prazer e a paixão pela leitura literária nos âmbitos escolar e familiar, a ABRAA-I e a Escola criaram e executaram diversas atividades literárias, para que o projeto atravessasse os muros da escola. Para isso foram planejadas e executadas as seguintes atividades:
Visita de escritores e acadêmicos à escola
Inserção da família no projeto, com oficinas de criação poética e criação de bolsa de livros, para o aluno levar o kit literário para leitura na família
Apresentação da produção literária em entidade acadêmica e ou cultural, praças públicas, museu e escolas
Criação do espaço Aldraviteca; ambiente de leitura e produção, aberto à comunidade;
Divulgação da produção poética nos murais da escola, cadernos, jornais e ambiente virtual
Oficinas com professores e alunos, intercâmbio com escolas públicas e particulares do Município, produção e lançamento de livro.
RESULTADOS ALCANÇADOS
· Elevação do índice de leitura dos alunos e de suas famílias.
· Elevação da auto-estima dos alunos e de suas famílias
· Elevação do rendimento escolar do aluno
· Promoção de atividades de cooperação
· Promoção do índice de socialização e respeito ao outro
· Fortalecimento da identidade da escola
· Transformação da BIBLIOTECA DA ESCOLA, em um espaço inovador e inspirador, colorido, confortável, para aumentar a frequência de alunos e comunidade no novo espaço de leitura. (Todo ambiente foi pintado com cores vivas, com plotagens de poesias, livros e frases motivacionais. A Escola adquiriu pufs coloridos, tapetes, almofadões, cadeiras, estantes reformadas e recoloridas, móbiles, cortinas para o espaço, além de aumentar o número de livros do acervo.
· Condução de oficinas de aldravias sobre as plantas que fazem parte do jardim da escola,
· Confecção de plaquinhas com aldravias e ilustrações para o jardim,
· transformação de ambiente externo amortecido em um jardim interativo de flores e poesias.
· Participação de estudantes de escolas públicas de Santa Bárbara, com a idade de 9 a 17 anos, numa Academia de Letras Infantojuvenil
· Promoção de atividades através da parceria entre a academia e escola
· Desenvolvimento e aprimoramento da Arte Literária
· Promoção de oficinas, lançamentos, saraus, exposições, etc
· Criação de campanhas de incentivo à leitura e acesso aos livros em diversos ambientes
· Produção do livro Aldravilhando com participação dos alunos do Município
· Co-autoria de alunos e professores no livro ‘Mineralamas e Experimente: Ler é bom do Laé de Souza
· Participação no programa ‘Ser professor é educar o mundo’, do Canal Futura (homenagem ao professor/2015)
· Premiações e menções honrosas em concursos literários diversos
· Lançamento e apresentação do livro publicado em diversas escolas e instituições.
· Premiação do livro editado pela União Brasileira dos Escritores – RJ
· Matéria no Programa TERRA DE MINAS da Rede Globo, no dia 24/12/2016, com apresentação do resultado da parceria.
3- Quais motivações deram início à parceria entre a OSC e a Escola?
Contato entre a Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas e a Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos para melhoria das produções de leitura, escrita, especialmente literária no âmbito escolar, através da implantação de uma representação da ABRAAI no educandário e na cidade.
Os objetivos pretendidos pela parceria:
· Desenvolver e aprimorar a Arte Literária de educadores, alunos e comunidade
· Elevar o gosto e o prazer pela leitura e produção de poesias.
· Promover oficinas e saraus para alunos e comunidade.
· Realizar campanhas de incentivo à leitura e acesso aos livros para alunos e comunidade
· Incentivar a publicação da produção literária e artística dos alunos na plataforma virtual e imprensa
· Incentivar a participação dos alunos em reuniões acadêmicas.
Atualmente a ABRAAI conta com representações em Ipatinga, Mariana, Santos Dumont e Blumenau.
Fonte: Academia de Letras Infantojuvenil