Mariana recebe 27 coros de 4 Estados do Brasil para o Encontro de Corais


20/11/2018 às 14h02

Umas mais graves, outras mais agudas. Umas mais fortes, outras mais suaves. Centenas de vozes, sejam elas de crianças, jovens, adultos, homens ou mulheres, se misturam na Praça da Sé para a realização da 16ª edição do Vozes que Cantam – Encontro de Corais. O evento iniciou-se na quinta-feira, 15, com a homenagem à Personalidade da Música, e estendeu-se até o domingo, 18, com a apresentação de diversos corais em Mariana e Ouro Preto.

“Que felicidade sediar um evento como esse, que se propõe a resgatar esta importante manifestação musical, revigorando o gosto pelo canto coral. Fico feliz também em poder promover esse evento em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. Juntas, podemos valorizar essa tradição mineira, que é bem antiga, e, ao mesmo tempo, mostra a nossa cultura”, destacou o prefeito Duarte Júnior.

O Encontro de Corais reuniu 27 coros de 11 cidades de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo. “Essa iniciativa, de promover eventos como esse, deveria ser modelo para tantas outras cidades. Reunir grupos que cantam é muito importante, principalmente quando atinge a faixa de pessoas mais jovens. A Prefeitura de Mariana está de parabéns”, afirmou o regente do Coral Vozes Gerais, de Belo Horizonte, Nereu de Castro Teixeira.

Além de ser um momento para troca de experiência entre o mais de 830 coralistas, o evento foi importante para divulgar os corais. “Temos muitos corais bons em nossa região e eventos como esse dá mais visibilidade a eles. Daqui surgem muitas outras oportunidades de apresentação em outras cidades”, disse Luciano Augusto da Costa, integrante do Coral Viri Tertius, de Santa Rita de Ouro Preto.

HOMENAGEM – Como todos os anos, desde 2004, o evento também homenageia como Personalidade da Musica, pessoas que se destacaram em defesa e preservação da cultura musical. Nesta edição o Cônego Agostinho Lourdes Coimbra de Oliveira foi o homenageado. “Fico muito agradecido pelo reconhecimento. Acredito muito na sinceridade das pessoas que promovem essa homenagem e imagino que, de alguma forma, eu pude contribuir para o fomento da cultura musical. Fico feliz também por ver as duas cidade, Mariana e Ouro Preto, ambas berço de cultura da arte musical, juntas na realização desse evento”, afirmou o Cônego.

FOTO: ELIENE SANTOS l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: