Evento de Mountain Bike movimenta o final de semana em Mariana


06/11/2018 às 16h25

 

Emoção, adrenalina e superação. Essas três palavras definem o final de semana do Desafio Brou Bruto, na Arena Mariana. A competição reuniu cerca de 2000 atletas apaixonados pelo esporte e dispostos a proporcionar um belo show de conquistas. A prova representa mais um incentivo às atividades físicas como um todo e contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desporto.

Este foi o primeiro ano do evento em Mariana e já trouxe diversos desafios e emoções. Em dois dias o Desafio Brou uniu crianças, adultos, atletas e amantes do Mountain Bike não apenas dentro das pistas de competição, mas também nos espaços de convivência onde ocorreram shows e atrações.

As disputas começaram no sábado pela manhã com a prova de Trail Run dividida entre três modalidades: 5k, 10k e 20k. Os competidores enfrentaram um sol forte e uma trilha muito densa que passou por paisagens da cidade.

Além da modalidade corrida, o evento trouxe o Up Hill, prova que consiste em desafiar os competidores em um percurso com grande inclinação para ser feito no menor tempo possível. Nessa especialidade os atletas prata da casa, Jefferson e Vanessa, levaram a melhor em suas respectivas categorias.

No masculino, Jefferson Batista completou a linha de chegada com uma grande vantagem. Ao final do desafio ele comentou sobre a importância do evento para a cidade. “É uma possibilidade para mostrar como que o esporte cresce na cidade, como temos cultura. Eu, como morador, percebo que eventos como esse movimentam o comércio e o turismo local”, disse.

Na categoria feminina a esportista Vanessa Teixeira levou a melhor. “Mariana tem hoje cinco eventos muito importantes e isso é muito bom para fomentar o esporte na cidade. Cresceu muito o número de praticantes do mountain bike, inclusive o número de mulheres. E independente de ser MTB, judô, atletismo, eu acho que hoje Mariana tem se consolidado no esporte. Os atletas são muito bem vistos. Todas as competições que vamos levamos o nome da cidade e isso significa muito. Eu acho que isso é fruto do trabalho que a Prefeitura tem feito para o esporte”, disse.

No domingo o dia começou cedo com a retirada de KITs pelos competidores de MTB. A primeira largada teve início às 9h da manhã com a ajuda do prefeito, Duarte Junior. Na oportunidade ele comentou sobre o evento e os investimentos no esporte em Mariana. “Eu quero agradecer a todos vocês que estão em Mariana, esse evento é muito importante, porque vocês estão ajudando a demonstrar que a cidade continua mais viva do que nunca e cada prova que a gente trás para cá é sempre um prazer recebê-los”, comentou.

A competição reuniu atletas de 20 estados brasileiros, o que manteve o nível da prova em um alto padrão. A disputa possuía dois percursos, o reduzido com 30km e o completo com 50km. Durante todo o trajeto existiam pontos de apoio com água para todos os participantes, que foram estrategicamente colocados após as áreas de maior elevação da prova.

Na chegada do percurso reduzido mais duas medalhas para a cidade. O primeiro lugar com o competidor Juliano Neves e o segundo com Vinicius Passos, ambos atletas de Mariana. Ao final da prova Juliano comentou sobre o evento. “Em cerca de 20 anos que eu estou no esporte, nem nos meus melhores sonhos eu imaginava ver o MTB estar no patamar que está. É graças a eventos como esse e aos outros que a Prefeitura busca trazer para a cidade que faz crescer mais o esporte na nossa região”, afirmou.  

O grande vencedor geral do trajeto de 50km foi o TriCampeão Brasileiro, Lúcio Otávio, que ressaltou o papel fundamental da cidade como a capital nacional do esporte. “Mariana é sempre o berço do mountain bike e eu corro aqui desde o início da minha carreira há 10 anos atrás. Grandes provas aqui, este ano teve o Iron Biker, a Maratona Internacional e agora o Desafio do Brou com mais de 1600 atletas. Foi um percurso muito bacana, Mariana tem as melhores trilhas da região sem dúvida e fico feliz de poder estar aqui e ser o campeão geral da prova”, disse.

O Desafio Brou Bruto agradou não apenas os atletas da competição, mas também toda a população de Mariana que estava prestigiando as atrações. “Esse evento representa a divulgação da nossa cidade, representa o incentivo para os atletas, para as crianças. É muito importante um evento como esse e com essa estrutura para quem vem prestigiar”, afirmou a Janiane de Souza Ferreira, moradora de Mariana.

Para o idealizador do evento, Thiago Drews Brou, o perfil inovador e carinhoso da cidade conquista cada vez mais apaixonados pelo esporte. “Mariana desde sempre virou a capital nacional do mountain bike. O Desafio Brou está sempre em busca de lugares que irão desafiar os participantes e a Prefeitura abraçou a causa, fez a diferença”, afirmou.

Além de toda a movimentação nas pistas o evento deu um show no lado social e arrecadou uma grande quantidade de fraldas para o Lar Santa Maria, em Mariana.

 


Voltar

Confira também: