Crianças realizam plantio de árvores na Praça da Esperança


30/10/2018 às 11h12

Com o intuito de debater a conscientização ambiental nas salas de aula, mais de 360 alunos da educação infantil da Escola Municipal Monsenhor José Cota realizaram o plantio de árvores na Praça da Esperança, no bairro Cabanas. O projeto foi idealizado há um ano pela aluna Lívia Santana, de 6 anos. A estudante teve a ideia de realizar o plantio de árvores e sugeriu, em sala de aula, que a ação fosse realizado em algum espaço público. Sua sugestão foi acolhida pela escola, dando vida ao “Projeto Meu Bairro Mais Bonito”.

Como a ação rompe os muros da escola e aproxima os alunos da comunidade, a reflexão sobre a preservação meio ambiente e a necessidade de ocupar áreas de convívio público acontece na prática. Além disso, segundo Lívia, o projeto é importante por tornar a Praça uma opção de recreação para a criançada. "A gente precisa de um lugar para brincar, para fazer piquenique e para ler livros, agora vamos ter”, observa a aluna.

Para a professora e idealizadora da atividade, Débora Guimarães, várias turmas da escola ficaram envolvidas no projeto principalmente porque o bairro está sendo contemplado com a construção de sua primeira praça, pelo Programa Mãos Solidárias. “O Mãos Solidárias veio para incrementar ainda mais o 'Meu Bairro Mais Bonito'. Nós estamos muito felizes e esperamos que a praça se torne realmente um lugar que as crianças podem ir pra se divertir”, conta Débora.

Além de trabalhar na criação de um espaço de lazer arborizado, a professora ressalta a importância dos alunos e moradores do bairro para atuar na conservação do ambiente comunitário. “O objetivo é que a gente trabalhe cada vez mais para que as crianças se conscientizem que precisam preservar o patrimônio público e, claro, o meio ambiente”, afirma a educadora.

Com as obras do Programa Mãos Solidárias chegando ao fim no bairro Cabanas, alguns espaços de lazer já podem ser utilizados pelos moradores, como a Academia ao Ar Livre. Mesmo com algumas demandas concluídas, o Programa segue trabalhando continuamente na construção dos sonhos da comunidade.

FOTO: DEIVID OLIVEIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: