Prefeitura lança Prêmio Ataíde em cerimônia dedicada ao pintor marianense


22/10/2018 às 15h21

“Jamais nos esqueceremos quem foi Manoel da Costa Ataíde, um dos maiores pintores do período Colonial. Tanto ele, quanto o seu trabalho, deve ser lembrado sempre, principalmente por ter sido fonte de inspiração e referência para muitos artistas contemporâneos”. Foram com essas palavras que o secretário de Cultura, Efraim Rocha, deu início as atividades da Semana de Ataíde. A solenidade de abertura aconteceu na última sexta-feira, 19, na Casa de Cultura.

A exposição de bordados feitos por marianenses com a temática Ataidiana e a exposição de obras do artista plástico Aloísio Morais (in memoriam), mestre da Escola de Pintura Wilson Chaves, deixou a noite ainda mais especial e evidenciou o quão importante foi o Mestre Ataide na vida de muitos artistas. “Meu marido se inspirou muito em Ataíde, com certeza. Fico orgulhosa em ver os trabalhos dele exposto aqui, hoje. Afinal, sei bem o quanto ele amava pintar”, relatou Maria de Lourdes Maciel de Morais, viúva de Aloísio.

As atividades da Semana de Ataíde seguem até o dia 26 de novembro e conta com diversas ações como, por exemplo, oficinas para os alunos  da rede municipal e visitas em espaços que foram contemplados com obras do artista. A Semana de Ataíde é uma realização da Prefeitura de Mariana em parceria com a Casa de Cultura Academia Marianense de Letras e Movimento Renovador de Mariana.

Prêmio Ataíde - A noite terminou com o lançamento do Prêmio Ataíde, que no próximo ano premiará em R$5 mil o artista que fizer o melhor trabalho inspirado no Mestre Ataíde. Segundo o secretário de Cultura será criado um edital com todas as regras para o concurso. O trabalho vencedor, que será avaliado por uma comissão de especialistas, ficará para o acervo de Ataíde. 


Voltar

Confira também: