Bandas gravam DVD com dobrados de compositores marianenses


A previsão é de que o DVD seja lançado até o fim deste ano

20/08/2018 às 11h02

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, continua valorizando as bandas da cidade com projetos inovadores. Dessa vez a secretaria irá gravar um DVD com as 11 bandas. Cada uma tocará um dobrado, sendo ele uma composição de um marianense.

“Mariana é a cidade em Minas com o maior número de bandas civis e nada mais justo que criar projetos e programas que as incentivem a se manter ainda mais firme e presente na sociedade”, ressalta o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Efraim Rocha. As bandas de música tem sido produto cultural apoiado pela Prefeitura de Mariana. Além da criação de projetos, como o Banda na Praça, que convida duas bandas para se apresentar em domingos alternados no Jardim, a atual gestão continua com o repasse anual de subvenção para as bandas.

Para a administração municipal é de extrema importância valorizar cada vez mais as sociedades musicais. Pensando nisso o prefeito Duarte Júnior assinou um protocolo de intenções para a criação e manutenção de mais duas bandas de música, uma em Santa Rita Durão e outra no bairro Cabanas. “Queremos fomentar ainda mais a cultura em nossa cidade. Por isso, já assinamos esse protocolo para dar apoio no que precisar para a criação dessas bandas. Isso é investir na cultura e manter viva as nossas tradições”, ressaltou Duarte. 

TRADIÇÃO - Minas Gerais possui 724 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, sendo um dos estados brasileiro que abriga o maior número dessas corporações. Mariana é a cidade com o maior número delas, totalizando 11 bandas, sendo 9 delas centenárias.

A primeira banda de música do Brasil também surgiu em Mariana, em 1774, e teve Pedro Novalasco da Costa como regente. Atualmente, a Sociedade Musical São Caetano, fundada em 07 de Abril de 1836, é a 4ª banda mais antiga do Brasil, a 3ª de Minas Gerais e a 1ª mais antiga da Região dos Inconfidentes, cadastradas na Funarte.

FOTO: PEDRO FERREIRA l PREFEITURA DE MARIANA


Voltar

Confira também: