Agricultores marianenses firmam parceria com Restaurantes Universitários da UFOP


17/05/2018 às 10h01

A Prefeitura de Mariana conseguiu mais um grande avanço para os produtores rurais do município. Desde o mês de abril, a Associação dos Agricultores Familiares e Moradores de Goiabeiras atende aos Restaurantes Universitários da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). São mais de quinze variedades de alimentos repassados à Universidade sem agrotóxicos, dentre eles: alface, acelga, couve, cebolinha, salsa, mandioca, berinjela, banana, brócolis, limão, entre outros. Até o final do ano, estima-se que os produtores entreguem cerca de 30 mil kg de produtos.

Para o presidente da Associação dos Agricultores Familiares e Moradores de Goiabeiras, Tofir José Esperidião Ibraim, a parceria beneficia moradores de várias localidades."Esta parceria está ajudando mais de 30 famílias, de vários locais da região, que participam da nossa associação. Ela só foi possível  por conta da Secretaria de Desenvolvimento Rural, da EMATER e do professor Maurício", disse o presidente. 

Das 5.400 refeições diárias entregues aos estudantes pelos Restaurantes Universitários, 2.430 refeições provém de alimentos dos produtores do município. Valor que totaliza 45% dos alimentos. Para a coordenadora dos RUs da UFOP, Judith Gomes de Oliveira, a parceria é uma ação boa para todos. “Estamos comprando diretamente do agricultor familiar, evitando repassadores. É garantia de qualidade nutricional dos produtos adquiridos, respeito à cultura local e inclusão e inserção do pequeno agricultor junto à Universidade, aproximando mais a duas esferas. Além disso, melhora a geração de renda, a qualidade de vida e o desenvolvimento regional”, ressaltou a coordenadora para a Assessoria de Comunicação Institucional – UFOP.

Segundo o secretário interino de desenvolvimento rural, Wander Moreira Alves, a parceria vai representar uma mudança nos vínculos entre a Universidade e os agricultores. “Lutamos muito para que essa parceria acontecesse. Agora, a entrega de alimentos para a UFOP é uma realidade. Estamos sempre atentos e buscamos as melhores parcerias para nossos agricultores”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural é localizada no Centro de Convenções - Praça JK, sem nº. O Telefone é: (31) 3558-4173 (Eu acho que não tem necessidade dessa informação)


Voltar

Confira também: