Obra aguardada há anos é entregue na Travessa Senador Bawden

Foto: Hynara Versiani

Serviço incluiu contenção do córrego, drenagem e passarela independente para pedestres

15/05/2025 às 10h48

Por: Hynara Versiani

 

A Prefeitura de Mariana concluiu nesta quarta-feira (14) a entrega das obras de infraestrutura na Travessa Senador Bawden. As intervenções, realizadas pela Secretaria de Obras e Planejamento, envolveram serviços de drenagem, reforço estrutural e instalação de guarda-corpo ao longo do córrego que atravessa a via.

 

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, participou da entrega e destacou que a intervenção resolve um problema antigo da região. “Eu cheguei a vir aqui nesse local por diversas vezes, principalmente no período das chuvas de janeiro. Abriam buracos em vários pontos, os moradores tinham que colocar tábuas para poder ter o direito de ir e vir”, relatou. Segundo ele, os reparos paliativos feitos por gestões anteriores não solucionavam o problema estrutural, que se agravou nos últimos anos.

 

 

A obra executada pela empresa Conterplan incluiu o estaqueamento e concretagem da base, além da ampliação do vão para permitir o acesso de veículos. “Recuperamos o córrego porque ele já tinha solapado a mais de 50 centímetros de fora, e o leito estava abaixando. Se não recuperasse, poderia começar a trincar e ceder o muro das residências”, afirmou o prefeito.

 

Uma passarela independente para pedestres foi construída com corrimão e acessibilidade, após cessão de parte de um terreno por um morador. “Hoje ali tem uma passarela segura, com acessibilidade, o que evita que as pessoas tenham que disputar espaço com os veículos numa ponte estreita”, completou Juliano Duarte.

 

O secretário municipal de Obras e Planejamento, André Belico, reforçou que a intervenção foi pensada para ser definitiva. “Entramos pra resolver o problema. O Juliano sempre me pede que entreguemos obras que não precisem de correção depois. Foi uma obra complexa do ponto de vista estrutural, porque tivemos que fazer todo o reparo do muro de contenção trilateral antes de intervir na superfície”, explicou.

 

O investimento foi de aproximadamente R$ 480 mil em recursos públicos. A Conterplan também será responsável pela recuperação do trecho superior do córrego, que passa por outra área residencial próxima à via.


Voltar

Confira também: