Por Roberto Verona
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (8), mostra a fotografia anual de cada município quanto à evolução histórica, funcionando como ferramenta importante para o planejamento de políticas públicas.
Nesta edição de 2025, tendo como ano base 2023, é possível consultar o panorama detalhado do desenvolvimento socioeconômico das cidades de 2013 a 2023. E, dessa forma, determinar se a melhora ocorrida em um município decorre do avanço de alguma área específica ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais. https://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/
O Território Notícias fez um estudo comparativo entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, baseado nesses índices, que revela avanços significativos em indicadores sociais ao longo da última década, com destaque para o setor de Emprego e Renda. No entanto, a Educação ainda representa o maior desafio para ambas as cidades.
No ranking nacional, Ouro Preto está na 602ª posição, e no estadual, na 53ª, enquanto Mariana ocupa a 1021ª posição no nacional e a 118ª no estadual. A instabilidade política e o acidente da Samarco contribuíram para Mariana se posicionar tão distante de Ouro Preto na pontuação geral.
O que é o IFDM?
O levantamento se baseia no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros a partir de três áreas fundamentais: Educação, Saúde e Emprego e Renda.
Criado em 2008, o IFDM tem periodicidade anual e utiliza exclusivamente estatísticas públicas oficiais. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento. A leitura é feita a partir dos seguintes conceitos:
Comparativo Mariana X Ouro Preto
Emprego e Renda: destaque positivo para os dois municípios
Ouro Preto apresentou um crescimento sólido, saindo de um índice de 0,7231 em 2013 para 0,8533 em 2023, alcançando o nível de alto desenvolvimento. Mariana, por sua vez, teve uma arrancada mais acentuada nos últimos anos, passando de 0,6574 para 0,8124, com pico em 2021.
“Esses números refletem políticas públicas e possíveis investimentos no setor produtivo, especialmente após 2018”, analisa o relatório.
Educação: melhoria lenta e persistente
Apesar de melhorias graduais, a educação ainda tem os piores índices entre os três indicadores. Ouro Preto evoluiu de 0,5241 para 0,6344, enquanto Mariana subiu de 0,3911 para 0,5631 — ambos permanecendo abaixo do patamar ideal.
Saúde: estabilidade com leve progresso
Na área da saúde, ambos os municípios apresentaram crescimento modesto e estabilidade. Ouro Preto subiu de 0,6421 para 0,7271, enquanto Mariana foi de 0,6206 para 0,6863, com pouca oscilação nos dados.
Conclusão: quem lidera em cada área?
Indicador | Mariana | Ouro Preto |
Emprego e renda | Crescimento recente e forte | Superior ao longo do tempo |
Educação | Recuperação em curso | Consistente,mas lenta |
Saúde | Estabilidade com leve alta | Progresso constante |
Sobre a metodologia
Os dados utilizados no IFDM são obtidos exclusivamente de fontes oficiais como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho. Os indicadores refletem acesso, qualidade e efetividade dos serviços públicos em cada área.