A Prefeitura de Mariana decretou situação de emergência diante do cenário epidemiológico e assistencial das doenças respiratórias no município. O decreto Nº 12.275 foi publicado na 1ª edição do Diário Oficial Eletrônico do Município de Mariana (DOEM) e tem validade por 180 dias, podendo ser prorrogado, se necessário.
A publicação do decreto permite que o município receba mais recursos dos governos federal e estadual, reforce a contratação de profissionais, abra novos serviços para atendimento da população e tenha mais agilidade no processo de compra de equipamentos, insumos e medicamentos.
A medida foi tomada diante do cenário epidemiológico preocupante registrado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras regiões do país.Nos últimos dias, o município registrou um aumento no número de atendimentos a pacientes com quadros respiratórios nas Unidades de Saúde.
A Prefeitura conta com um Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias que tem objetivo monitorar, padronizar, qualificar e organizar os fluxos de atendimento, mediante ao aumento de casos e maior demanda. Como ações de enfrentamento à demanda atual, o município já reforçou o quadro da pediatria durante a madrugada na Unidade de Pronto Atendimento, além diante da demanda será implantada uma sala adicional de triagem de enfermagem, a fim otimizar a classificação dos pacientes.
A situação se agrava pela taxa máxima de ocupação dos leitos de internação na região macrocentro, incluindo os municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem, dificultando a assistência e transferência de pacientes que necessitem de cuidados de média e alta complexidade.
O município permanece com o acompanhamento sistemático do cenário assistencial e, caso seja necessário, outras medidas serão tomadas, como a ampliação de horário de unidades de saúde e ainda abertura de novos serviços.
Orientamos a população a manter os cuidados de prevenção que ajudam a evitar a proliferação de vírus respiratórios. Fiquem atentos as divulgações nos canais oficiais da Prefeitura de Mariana.
VACINAÇÃO
A Prefeitura vai realizar o dia D de vacinação da Influenza no sábado 10 de maio, e ampliará a aplicação da vacina contra gripe para toda a população, a partir de 6 meses de idade. Na próxima semana toda a população poderá ser vacinada em suas unidades de saúde e nos pontos de apoio. É muito importante que todos os munícipes, procurem um ponto de vacinação e garanta essa proteção.