A Samarco avança nas ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) contribuir para ampliar a conscientização e o engajamento das comunidades vizinhas às unidades operacionais da empresa do Espírito Santo e Minas Gerais nas agendas de sustentabilidade e cuidados com o Meio Ambiente. Uma pauta planejada de ações abriu espaço para participação de escolas, professores e moradores em atividades do programa desenvolvido em 25 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Entre as iniciativas já realizadas em 2025, destacam-se as visitas de escolas da rede pública de ensino aos complexos operacionais de Ubu (ES) e Germano (MG), onde os estudantes conheceram os controles e cuidados ambientais da mineradora com os territórios onde atua.
Neste ano, no Espírito Santo, o programa também desenvolveu ações em comemoração ao Dia da Água, como a visita dos alunos das comunidades de Mãe-Bá e Meaípe ao Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar). O objetivo foi mostrar aos participantes como ações de monitoramento marinho e sensibilizá-los sobre a poluição dos oceanos. Além disso, foi realizado um concurso de fotografias com foco nos recursos hídricos dessas comunidades. Os vencedores do concurso foram Davi Terra da Costa Cypriano, morador da comunidade de Mãe Bá e, Júllia Medeiros Lopes Fernandes de Moura, de Meaí pe , no Espírito Santo.
Em Muniz Freire, por meio de uma parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), alunos do distrito de São Pedro foram transportados para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Durante a visita, foram ressaltados os processos adotados para tratar a água captada na região, garantindo que ela chegue potável e adequada para o consumo nas residências dos alunos.
Por meio do PEA, a Samarco é parceira da Central Única de Favelas – Cufa Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), por meio de ações como visitas à associação de materiais reciclados e outras entidades que confeccionaram produtos por meio da reutilização de materiais como uniformes, tecidos e banner. Para os próximos meses estão previstas oficinas de construção de brinquedos alternativos, confeccionados com o reaproveitamento de resíduos, destinados às crianças, moradores da região e do município de Mariana.
A presidente da Cufa de Antônio Pereira, Ana Marques, explica que os participantes do projeto “ Geração Impacto ” utilizarão nas oficinas os resíduos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Camar), garimpando materiais que foram para a reciclagem. "A presidente da Cufa de Antônio Pereira, Ana Marques, explica que os participantes do projeto Geração Impacto utilizamão nas oficinas os resíduos da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Camar) e Associação Arte Mãos e Flores garimpando materiais que foram para a reciclagem. "O objetivo é incentivar o protagonismo de crianças e jovens por meio do empreendedorismo, sustentabilidade, cultura e inovação, levando esse grupo para apresentar seus produtos na Expo Favela 2025, evento que reúne jovens empreendedores do futuro, integrando-os a nova etapa do projeto, ampliando seu impacto e conexão com a comunidade e o mercado”, disse.
“Por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), a Samarco incentiva práticas e vivências que fortalecem a consciência ambiental e inspiram crianças, jovens e famílias a acreditarem na construção de um futuro mais sustentável para todos (as)”, avalia a analista de Meio Ambiente, Mariana Barcelos.
Participação na comunidade
A equipe do PEA também participou das homenagens ao aniversário de 176 anos do tradicional Colégio Providência, em Mariana, Minas Gerais, trazendo a Campanha da Fraternidade com o tema "Ecologia Integral". A Samarco promoveu um momento lúdico para os participantes do evento, convidando-os para um jogo da memória educativa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando os temas ambientais.
O PEA é desenvolvido com base na legislação e em condicionantes correspondentes às licenças ambientais das unidades de operação. Destinado às comunidades e escolas de Minas Gerais e Espírito Santo, por meio de projetos socioambientais.