Mariana avança na saúde e assegura sensores de glicose gratuitos para crianças com diabetes tipo 1


Com nova lei, município oferece tecnologia de ponta para garantir mais segurança, bem-estar e controle glicêmico na infância.

13/04/2025 às 11h23

A Prefeitura de Mariana acaba de dar um importante passo na promoção da saúde pública infantil. Foi sancionada a lei que institui o Programa de Monitoramento Contínuo da Glicose, garantindo a distribuição gratuita de sensores para crianças com diabetes tipo 1, entre 4 e 12 anos de idade.

Essa iniciativa inovadora vai além da oferta de insumos: ela representa um compromisso direto com a qualidade de vida, o acompanhamento mais eficaz da glicemia e a redução da judicialização da saúde no município.

O acesso aos sensores será disponibilizado mediante laudo médico e cadastro no SUS, com acompanhamento contínuo pela rede municipal de saúde.

O programa ainda prevê parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo entes das esferas estadual e federal, e a capacitação de profissionais das secretarias de Saúde e Educação, para garantir o uso correto dos dispositivos.

Casos como mudança de domicílio para fora do município, saída da faixa etária atendida ou suspensão médica do uso dos sensores estão entre os critérios de exclusão do programa.

A regulamentação completa — com os procedimentos administrativos e detalhes do cadastro — será publicada em até 90 dias após a sanção da lei.

Com essa medida, Mariana demonstra que cuidar da infância é investir no futuro.

 


Voltar

Confira também: