No último domingo (23), o subdistrito de Paracatu recebeu a primeira etapa do Circuito Distrital de Esportes, com cerca de 300 atletas competindo nas modalidades de mountain bike (MTB) e corrida rústica. O Circuito Distrital é realizado pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Esportes, Eventos e Comunicação, e tem o objetivo de descentralizar as competições esportivas da sede e valorizar os distritos e subdistritos marianenses.
A largada das duas modalidades se dividiu entre a sede do subdistrito de Paracatu e o território de origem. O percurso de mountain bike iniciou em frente à Capela de Santo Antônio, no centro de Paracatu, enquanto os atletas da corrida rústica tiveram a largada na antiga Rua Monsenhor Horta, em Paracatu de Baixo.
O ponto de chegada, tanto para os ciclistas quanto para os corredores, foi no mesmo local da largada do MTB.
Etapa de Paracatu
A etapa do Circuito Distrital foi o primeiro grande evento realizado pelo município no subdistrito após a mudança dos moradores. A realização de eventos como esse é um passo fundamental para auxiliar a adaptação da comunidade nesse novo território.
O subdistrito de Paracatu foi construído para reassentar os moradores de Paracatu de Baixo após o rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.
Para Thais Arcanjo, nascida em Paracatu de Cima, o percurso da prova foi desafiador, mas ela se disse feliz por participar dessa primeira etapa em casa. “Foram cinco quilômetros muito forte, com muito morro, muita subida, mas a chegada foi incrível", destacou a atleta.
Thais participou na modalidade de corrida rústica e foi a campeã na categoria feminina.
As próximas etapas do Circuito Distrital serão realizadas nos distritos de Mainart, em 29 de junho, e Goiabeiras, em 27 de julho, e no subdistrito de Novo Bento, em 28 de setembro.
Fotos e texto: Pedro Henrique Hudson