Para estimular a criatividade e valorizar a produção artística da comunidade acadêmica, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Escola de Belas Artes (EBA), vão selecionar e premiar imagens fotográficas para reprodução em série limitada de presentes institucionais da UFMG. Com o tema Patrimônio cultural e natural de Minas Gerais, o concurso visa promover a arte e a cultura mineira, destacando as riquezas culturais, históricas, arquitetônicas e naturais do estado.
Até 17 de março, estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação da Escola de Belas Artes, desde que regularmente matriculados na UFMG, poderão inscrever uma única fotografia inédita, que represente elementos do patrimônio cultural ou natural de Minas Gerais, valorizando seu patrimônio e promovendo sua identidade. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas por meio de formulário online, em que o proponente deve anexar a obra em formato digital, acompanhada de uma descrição (máximo 300 caracteres) explicando a relação com o tema.
As fotografias podem ser capturadas com qualquer equipamento, incluindo câmeras profissionais, semiprofissionais, celulares, drones, tablets ou outros suportes físicos, desde que o material seja digitalizado para envio. Os autores devem manter a integridade original da obra, sendo permitido apenas ajustes básicos de cor, contraste e nitidez. Em caso de imagens que contenham pessoas identificáveis, também deve ser apresentada a autorização de uso.
Seleção e premiação
O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, as obras enviadas em formato digital serão avaliadas por júri indicado pela comissão organizadora, com base nos critérios especificados no Barema de Avaliação, que consta no Anexo I da Chamada Nº 02/2025, que rege o concurso. As 10 fotografias melhor pontuadas serão selecionadas para uma exposição em local e data a serem definidos pela Diretoria da Escola de Belas Artes. Os autores receberão ajuda de custo no valor de R$ 500 para a entrega de 10 cópias das fotografias, em papel de alta qualidade, para análise em segunda etapa por júri diverso daquele participante da primeira etapa.
Na etapa final, das 10 fotografias selecionadas para a exposição, até quatro delas serão premiadas. Cada uma receberá R$ 2,5 mil, condicionados à entrega de 50 cópias da fotografia em papel de alta qualidade, no prazo de 15 dias após o recebimento da premiação. Os prêmios serão pagos pelo Instituto Confúcio da UFMG.
Demais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].