Nesta segunda-feira (25/11), o Governo de Minas Gerais deu início à consulta pública para o projeto de concessão rodoviária que visa melhorias em importantes trechos das rodovias BR-356, MG-262 e MG-329. O evento, realizado em Mariana, contou com a presença do governador Romeu Zema, do prefeito de Mariana, Celso Cota, do prefeito eleito Juliano Duarte, além de prefeitos de outras cidades da calha do Rio Doce, secretários de estado, municipais e deputados estaduais.
Foto: TerritórioPress/Roberto Verona
A iniciativa, parte do Novo Acordo de Mariana, prevê investimentos de cerca de R$ 5 bilhões ao longo de 30 anos. Desse total, R$ 2 bilhões virão de recursos estaduais, enquanto o restante será viabilizado por meio da concessão. As obras incluem a duplicação de 67 km da BR-356, ampliação de faixas adicionais, ajustes em curvas críticas, construção de contornos viários e melhorias em 187,3 km de extensão rodoviária.
Cobrança de pedágio e melhorias aos usuários
Com a concessão, o trecho entre Nova Lima e Mariana passará a ser tarifado com a cobrança de pedágio. Os valores arrecadados serão destinados à manutenção constante das rodovias e à oferta de serviços essenciais aos motoristas, como guincho leve e pesado, atendimento médico emergencial 24 horas por dia e bases operacionais.
Esses serviços prometem oferecer mais segurança e conforto aos usuários, incluindo a garantia de socorro médico em até 30 minutos e o monitoramento contínuo do tráfego. O contrato também prevê a recuperação e ampliação da capacidade das rodovias, fortalecendo a logística e a conectividade na região.
Manifestação e segurança reforçada
O lançamento, porém, foi marcado por protestos. Moradores dos distritos de Bento Rodrigues, Paracatu e de outras cidades atingidas pela tragédia de 2015 se reuniram na Praça Gomes Freire, próxima ao local do evento, em uma grande manifestação. Por questões de segurança, o público não teve acesso à solenidade, o que intensificou os atos. Um forte aparato policial foi mobilizado para conter possíveis conflitos, refletindo a tensão ainda existente entre os atingidos e o governo estadual.
Foto: TerritórioPress/Roberto Verona
Redução de prazos e impactos regionais
O governador Romeu Zema ressaltou que o projeto trará benefícios significativos para o desenvolvimento da região e para a segurança viária. Uma das principais mudanças é a redução do prazo de conclusão das obras de duplicação da BR-356, que passarão de 18 anos para até cinco anos, a partir da emissão da licença ambiental.
"Essas obras são fundamentais para resolver problemas históricos de congestionamento, lentidão e insegurança em nossas rodovias. Além disso, serão um divisor de águas para o turismo, o transporte e a qualidade de vida da população local", destacou Zema.
Foto: TerritórioPress/Roberto Verona
O Novo Acordo de Mariana também incluiu modificações feitas após consulta pública realizada em 2021, como a inclusão de serviços de apoio aos motoristas e melhorias na capacidade das estradas. Essas mudanças, embora tenham elevado os custos do projeto, buscam garantir um modelo mais eficiente e ajustado às demandas da região.
Enquanto as melhorias prometem transformar a infraestrutura viária, a manifestação em Mariana evidenciou que, para os atingidos pela tragédia de 2015, o diálogo e a reparação seguem como pontos sensíveis no processo de recuperação da região.