Vale Inicia plano para tratar fissuras na barragem Forquilha V em Ouro Preto


Estrutura mantém estabilidade, mas é monitorada 24 horas; ANM e Feam realizam vistorias para garantir segurança

07/08/2024 às 11h14

Plano de Ação da Vale para a Barragem Forquilha V em Ouro Preto

 

A mineradora Vale deu início a um plano de ação com o objetivo de diagnosticar e tratar fissuras identificadas na barragem Forquilha V, localizada na mina Fábrica, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. As fissuras foram detectadas por equipes técnicas da própria empresa, mas a estrutura continua estável, sem alterações em sua condição de estabilidade.

 

Na última segunda-feira, a Agência Nacional de Mineração (ANM) enviou técnicos para inspecionar a barragem. A Vale informou que a situação foi classificada como Situação de Alerta, mas assegurou que este status não altera a estabilidade da barragem.

 

Em comunicado, a Vale enfatizou que a barragem Forquilha V opera de forma independente das outras barragens do complexo e não há comunidades ou instalações operacionais na sua Zona de Autossalvamento (ZAS). A barragem está inativa desde 2023 e é constantemente monitorada pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa, 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Na mesma mina, a barragem Forquilha III é uma das três em Minas Gerais classificadas no nível máximo de emergência.

 

Posicionamento da Semad

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) também está acompanhando a situação da barragem Forquilha V. Após vistoria no local, a fundação emitiu nota afirmando que a barragem possui uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Durante a inspeção, foram avaliados os elementos construtivos da barragem, que estavam em condições normais de conservação e manutenção.

 

Em nota, a Vale afirmou que a barragem não sofreu alterações nas condições de estabilidade.

“A Vale esclarece que a barragem Forquilha V, localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG) permanece com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) positivas vigentes e não sofreu alterações nas suas condições de estabilidade. Nesta terça-feira (5/08), a Agência Nacional de Mineração (ANM) vistoriou a estrutura, após a equipe técnica da Vale identificar e comunicar a ocorrência de fissuras, sendo determinado pelo órgão a Situação de Alerta, o que não representa uma situação que altere as condições de estabilidade da barragem. Um plano de ação já está em andamento para diagnóstico e tratamento. A Vale reforça que a barragem Forquilha V não tem influência sobre outras barragens do complexo e não há comunidade e estruturas operacionais na sua Zona de Autossalvamento (ZAS). A estrutura está sem operação desde 2023 e é monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.”, informou a mineradora.

 


Voltar

Confira também: