Carnaval 2018 de Mariana promete resgatar tradições e valorizar a cultura local


A folia acontece de 8 a 13 de fevereiro e vai contar com desfiles de blocos, apresentações artísticas e as tradicionais marchinhas

16/01/2018 às 18h55

Abram alas para o Carnaval 2018 – Para Viver Mariana. Entre os dias 8 e 11 de fevereiro as ruas da primeira capital de Minas Gerais serão invadidas pela alegria e pela descontração da folia mais esperada no ano. O evento promete resgatar as tradições marianenses como o desfile de blocos caricatos e a apresentação das escolas de samba no centro histórico.

“Como todo ano, procuramos inovar para fazer uma festa ainda melhor e, principalmente, que valorize a nossa cultura. Prova disso é a decoração das ruas, que serão enfeitadas com artesanato produzido por moradores de Monsenhor Horta, distrito de Mariana”, ressaltou o secretário de Cultura, Efraim Rocha.

A abertura do Carnaval acontecerá na quinta-feira, dia 8 de fevereiro, na Praça dos Ferroviários junto com a tradicional Feira Noturna, sendo embalada pelo cortejo do Zé Pereira da Chácara e da Charanga Oi’tô Tonto, seguido de apresentações de bandas locais. Durante os outros dias de folia, as atrações acontecerão na Praça Gomes Freire e também na dos Ferroviários.

ECONOMIA - Mariana, assim como muitas outras cidades, passa por um momento econômico extremamente fragilizado. Além da crise nacional, estadual e municipal, as paralisações das atividades da Samarco agravam ainda mais a realidade da cidade. Ainda assim, a atual administração conseguirá promover o carnaval na cidade com a mesma qualidade de anos anteriores, porém, com uma economia de quase 60% em relação ao ano de 2017.

“Se optássemos por não realizar o Carnaval, prejudicaríamos os proprietários de estabelecimentos comerciais, bem como a rede hoteleira e outros que usam desse período para ganhar o seu dinheiro. Todos sabem que o Carnaval é um dos eventos que mais fomenta a economia local, e, por isso, cancelar não seria a melhor opção. Poderia, sim, ser o mais fácil a se fazer no momento, mas como fazemos um trabalho sério e voltado para a população marianense, optamos por adequar a festividade a nossa realidade e realizá-la de maneira consciente. Vamos promover o carnaval 2018, gastando pouco, e com uma programação tão boa quanto de outras cidades”, afirmou o prefeito Duarte Júnior.

Moradores do distrito de Monsenhor Horta ornamentam as ruas para a folia

Não é somente a alegria e descontração que vai tomar conta das ruas de Mariana durante o carnaval. A valorização da cultura local também terá seu espaço, através da decoração que será feita por moradores de Monsenhor Horta, distrito de Mariana.

Mais de 100 máscaras de quase 1 metro de altura serão distribuídas pelo centro da cidade para dar charme ao evento e, principalmente, valorizar o trabalho dos artesãos do distrito. “É prazeroso saber que o nosso trabalho será visto por marianenses e turistas durante o carnaval. Com certeza, isso é a realização de um sonho”, afirmou a artesã Maria Helena Gonzáles, que há 7 anos se dedica a confecção das máscaras.

Blocos tradicionais prometem arrastar multidão

Ao som das tradicionais marchinhas, do samba de raiz e de outros tantos ritmos que serão tocados por bandas locais, além de cortejos de blocos tradicionais como o Zé Pereira da Chácara, Mariana manterá a sua tradição de promover uma festa para a família com atrações para todos os gostos e idade.

ZÉ PEREIRA DA CHÁCARA - Segundo os organizadores, o bloco do Zé Pereira da Chácara de Mariana foi fundado em 1852, sendo considerado o bloco carnavalesco mais antigo em atividade do país, com 165 anos. Os bonecos “catitões” continuam sendo produzidos artesanalmente com bambu, fibras de sisal, jornais e grude e chegam a medir três metros de altura e pesam em média 30 quilos. São mais de 100 bonecos que homenageiam personalidades conhecidas da cidade, do estado ou do país, como o escritor Fernando Morais, o médium Chico Xavier e o ex-governador Itamar Franco.

OS FARRAPOS - Sendo um dos blocos carnavalescos em atividade mais antigos de Mariana, a Banda dos Farrapos invade o centro histórico levando alegria e descontração para o Carnaval 2018. Segundo os organizadores, o bloco foi criado há mais de 50 anos, e desde então arrasta mais de cinco mil pessoas, ao som das marchinhas, e com foliões vestidos com fantasias irreverentes, bem coloridas e, acima de tudo, criativas. O bloco também é conhecido pela famosa caipirinha que é distribuída gratuitamente na concentração que acontece na Rua Wenceslau Braz.

CIRCOVOLANTE - A trupe do Circovolante é presença confirmada nos carnavais da cidade. O grupo circense se apresenta em Mariana para levar alegria e descontração aos foliões. Este ano os palhaços preparam uma série de atrações especiais e promete surpreender o público e arrancar fortes gargalhadas. Segundo um dos fundadores do grupo, Xisto Siman, a trupe mais alegre da região promete levantar o ânimo e contagiar as pessoas com a novidade do ano, que serão canções do repertório de Milton Nascimento. O circo fará apresentações com cortejo Samba no Pé de Moleque pelo centro histórico.

ESCOLAS DE SAMBA - Geralmente as escolas de samba de Mariana, adulto e mirim, usam a Avenida Getúlio Vargas para esbanjar brilho, alegria, animação e muito samba no pé. Porém, esse ano, elas farão diferente. As escolas se apresentarão na Praça Gomes Freire levando ainda mais animação e alegria para as famílias marianenses.

BLOCOS CARICATOS - A grande novidade para esse ano são os blocos caricatos que farão cortejos pelo centro histórico ao som das tradicionais marchinhas. Além dos blocos que já existem, novos blocos, alguns representando os distritos, prometem encantar com fantasias criativas.

Mariana terá atrações para a criançada no Jardim

No carnaval de Mariana criança também tem vez. É o Carnavalzim, criado para os baixinhos. O evento será realizado pelo Clube Osquindô, que oferece uma equipe formada por professores, monitores de educação infantil e ensino fundamental, e por brincantes, que prometem muita diversão. O Carnavalzim prepara um espaço lúdico e divertido com atrações preparadas para encantar e integrar a garotada. O Carnavalzim acontecerá na Praça Gomes Freire.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FOLIA:

8 de fevereiro | Quinta-feira (Praça dos Ferroviários)

20h –  Cortejo de abertura do Carnaval com o bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto.
21h – Show com a Banda Abahdá.

 

9 de fevereiro | Sexta-feira (Praça Gomes Freire)

20h - Cortejo do bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto.
21h – Banda Abahdá.
23h - Charanga Oi'tô Tonto.

 

9 de fevereiro | Sexta-feira (Praça dos Ferroviários)

21h – Cada Um E Todo Mundo.
23h – Toninho Batista e Banda.

 

10 de fevereiro | Sábado (Praça Gomes Freire)

15h – Grupo Sorriso.
17h – Show com grupo Só Pagode.
17h30 – Chegada do Bloco dos Farrapos.
20h – Incrível Banda.
20h30 – Chegada do cortejo do bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto.
21h – Cortejo do Circovolante.
22h –  Zé da Guiomar.
0h – Banda Pontocom.

 

10 de fevereiro | Sábado (Praça dos Ferroviários)

15h – Seis no Samba.
17h – Banda Sabor do Samba. 
21h - Grupo Pagode do Sinal.
23h – Banda Kazahara.

 

11 de fevereiro | Domingo (Praça Gomes Freire)

15h – Cortejo do Palhaço Furreca.
16h – Desfile dos blocos.
18h – Grupo de Dança Na Pegada.
19h – Tony Primo e Banda.
20h – Escolas de samba.
21h – Toninho Batista e Banda.
23h – Clérisson e Banda.

 

11 de fevereiro | Domingo (Praça dos Ferroviários)

15h – Banda Skactus.
17h – Grupo Sorriso.
19h – Banda Deitando Cabelo.
21h – Natália Nunes e Banda.
23h – Banda Woodstock.

 

12 de fevereiro | Segunda-feira (Praça Gomes Freire)

15h – Carnavalzim com o Clube Osquindô.
17h30 – Chegada do Bloco dos Farrapos.
19h – Gisele Couto e Banda.19h30 - Chegada do cortejo do bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto.
20h – Escolas de samba mirins.
21h - Banda Cada Um E Todo Mundo.
23h – Samba de Sobra.

 

12 de fevereiro | Segunda-feira (Praça dos Ferroviários)

17h - Grupo de Dança Na Pegada.
19h – Banda Dois Zé.
21h – Incrível Banda.
23h - Banda Pontocom.

 

13 de fevereiro | Terça-feira (Praça Gomes Freire)

15h – Natália Nunes e Banda.
16h – Desfile dos Blocos.
17h - Banda Zé da Guiomar.
19h – Banda DK.
21h – Banda Dois Zé.
21h30 - Chegada do cortejo do bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto.
23h – Banda Abahdá.

 

13 de fevereiro | Terça-feira (Praça dos Ferroviários)

17h – Tony Primo e Banda.
19h – Banda Samba de Sobra (carnaval da terceira idade).
21h – Gisele Couto e Banda.
23h - Clérisson e Banda.

15h – Cortejo do Palhaço Furreca.


Voltar

Confira também: