Prefeito Celso Cota aborda desafios e soluções para Mariana em entrevista à rádio Mariana


Enfrentando crises hídricas e infraestruturais, a gestão de Celso Cota apresenta soluções e compromisso com educação e saúde

23/11/2023 às 20h31

 

Em uma entrevista concedida ao radialista Mateus Edson da Rádio Mariana FM, na manhã dessa quinta (23) o prefeito Celso Cota discutiu extensamente os desafios enfrentados pela cidade de Mariana, e delineou as medidas que sua administração está tomando para resolver questões críticas em áreas como abastecimento de água, educação e saúde.  

 

Abastecimento de Água: enfrentando a escassez O prefeito reconheceu as dificuldades enfrentadas pela cidade devido à escassez de água. Ele relembrou projetos passados, como o "Projeto Bombaça" no bairro Santo Antônio, e anunciou planos de reurbanização e novos investimentos, incluindo a licitação de obras com recursos assegurados junto à Samarco. Esses esforços visam a melhoria dos sistemas de captação e distribuição de água em várias regiões da cidade. Mostrando humildade o prefeito pediu desculpa à população pelos problemas causados pela falta d´água. Celso também cobrou a falta de continuidade de outras gestões em executar os projetos por ele elaborado em 2015.  "Eu vi alguns comentários por parte de pessoas que gostam de comentar e dar solução, de que tinha um poço artesiano e que a prefeitura estava sendo morosa, só que essa mesma pessoa que fez esse furo em 2021, ficou até meio de 2022 na prefeitura, teve tempo bastante de fazer essa análise e concluir o trabalho e não foi feito e nós chegamos à prefeitura com menos de 90 dias. Temos que avançar, avançar com rapidez, não nos assusta, é obrigação nossa. Nós estamos preparados para fazer, só que tem um timing, né? Primeiro analisar a qualidade da água.
estatar, licitação..." desabafa o prefeito Celso. 

 

Educação: Contratos e Investimentos Abordando o setor educacional, Celso Cota esclareceu o processo de contratação dos profissionais da educação, destacando que os contratos são regidos pelo período letivo. Ele enfatizou os investimentos realizados em educação durante sua gestão, incluindo capacitação de professores e a retomada do programa "Minha Casa, Minha Vida". Além disso, anunciou planos de reformas nas moradias e a construção de casas populares. 

 

Saúde: Melhorias e Projetos Futuros Na área da saúde, o prefeito destacou o trabalho contínuo para melhorar os serviços, incluindo a oferta de mais consultas médicas e a ampliação do acesso a medicamentos. Ele mencionou investimentos significativos para a compra de remédios e a credencialização de farmácias locais. Além disso, Cota falou sobre a retomada de projetos importantes, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com previsão de conclusão para abril de 2024.

Conclusão A entrevista com o prefeito Celso Cota foi esclarecedora e muito importante sobre as ações e planejamentos em curso para melhorar a vida dos moradores de Mariana. Com um foco renovado em infraestrutura, educação e saúde, a administração municipal se compromete a enfrentar e superar os desafios existentes.

 


Voltar

Confira também: