Prefeitura de Mariana anuncia investimento de R$1,5 milhão para ampliação da rede de água da Cidade Alta

Foto: Roberto Verona/TerritórioPress (Arquivo)

22/11/2023 às 17h09

 

Mariana está prestes em ter uma significativa melhoria em sua infraestrutura de saneamento básico. A Prefeitura, em uma ação estratégica para combater a crise hídrica local, anunciou o início das obras de extensão da rede de água, conectando os bairros Cartuxa e Cabanas. Este projeto vital, orçado em R$1,5 milhão, é uma iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) e conta com o financiamento da Mineradora Samarco.

 

O plano detalhado para esta expansão inclui a construção de uma adutora de 2 quilômetros, projetada para transportar 345 mil litros de água diariamente da Captação de Vaguinho ao Sistema de Abastecimento da Cidade Alta. Esta expansão da rede promete beneficiar diretamente cerca de 2 mil habitantes da região.

 

O prefeito Celso Cota expressou seu entusiasmo com o projeto, enfatizando o objetivo de superar a dependência do abastecimento alternativo por caminhões-pipa, uma medida temporária adotada para enfrentar a crise hídrica que assola a região. "Nossa meta é assegurar um fornecimento contínuo e confiável de água através da nova infraestrutura de tubulação, eliminando as interrupções no abastecimento", declarou o prefeito. Os moradores dos bairros Cabanas, Santa Rita de Cassia, Santa Clara, Cartuxa e Vale Verde serão os principais beneficiados.

 

A situação hídrica em Mariana vem se agravando nos últimos dias, exigindo medidas emergenciais como o aumento no fornecimento de água através de caminhões-pipa. A estiagem prolongada e a onda de calor que afetam nossa cidade têm reduzido drasticamente os níveis de água nas captações, comprometendo a distribuição adequada para a população.

 

Apesar dos desafios, as escolas, postos de saúde e outras estruturas públicas continuam operando normalmente, graças aos esforços concentrados da Prefeitura. "Estamos comprometidos em reforçar o abastecimento para garantir a continuidade dos serviços públicos", reiterou o prefeito Celso Cota. Atualmente, o SAAE está transportando 1,2 milhão de litros de água diariamente, utilizando 15 caminhões-pipa, uma medida temporária enquanto aguarda a conclusão da nova adutora.

 


Voltar

Confira também: