Conexão histórica restaurada com a pavimentação da Estrada da Purificação une Ouro Preto ao Pereira

Imagens: Badham Battella/TerritórioPress

A obra de R$73 milhões, aguardada por séculos, reforça a identidade cultural e fortalece a infraestrutura regional

18/11/2023 às 20h49

 

Ouro Preto marca um novo capítulo em sua rica história com a inauguração da Estrada da Purificação em 17 de novembro. Esta via histórica, que conecta a sede do município de Ouro Preto à MG-129 no distrito de Antônio Pereira, é mais que uma simples estrada; ela representa a concretização de um sonho de 300 anos, unindo passado e presente.

 

 

 

A conclusão desta estrada, fruto de um investimento substancial de 73 milhões de reais, não apenas reescreve o mapa de Ouro Preto mas também respeita profundamente sua herança histórica, arqueológica e patrimonial. A originalidade do projeto se reflete no uso inovador de blocos feitos de rejeito de mineração, marcando uma união singular entre modernidade e tradição.

 

A Estrada da Purificação, que começou a tomar forma em maio de 2022, não é apenas uma via de transporte. Ela representa um elo perdido que remonta à época em que Ouro Preto era conhecida como Vila Rica, e a estrada era rota do imperador Dom Pedro II. Este projeto, além de resgatar a história, serve como uma medida compensatória significativa da mineradora Samarco, resultado de negociações intensas lideradas pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Patrimônio, o Compatri.

No portal de entrada setor Ouro Preto

Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, destacou a simbiose entre a mineração e a comunidade, salientando o retorno tangível que a mineração deve oferecer às regiões onde opera. Este projeto, concluído antes do previsto, em 2023, em vez de 2025, simboliza esse compromisso.O projeto, iniciado em maio de 2022, tem um significado histórico profundo, remetendo aos tempos em que Ouro Preto era conhecida como Vila Rica e servia de rota para o imperador Dom Pedro II. Além de reviver este importante elo histórico, a estrada é uma medida compensatória da mineradora Samarco, fruto de negociações lideradas pela Prefeitura e pelo Compatri, enfatiza o prefeito de Ouro Preto.

 

 

A vice-prefeita Regina Braga expressou sua emoção, ressaltando a proximidade e acessibilidade que a estrada traz, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores. Da mesma forma, Vander Leitoa, representando a Câmara Municipal e morador de Antônio Pereira, enfatizou o significado profundo da estrada para a identidade da comunidade.

 

Rodrigo Vilela, presidente da Samarco, reiterou a responsabilidade social da empresa, enquanto o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, falou sobre o futuro tombamento histórico da estrada.

 

Além de seu valor histórico e cultural, a Estrada da Purificação promete ser um vetor de desenvolvimento turístico e social, aproximando Antônio Pereira de Ouro Preto, facilitando o acesso a serviços essenciais como saúde, educação e comércio.

Para garantir a integridade do local, a estrada contará com medidas de segurança e monitoramento de trânsito, proibindo o uso por veículos pesados de empresas mineradoras.

 

No pórtico lado Mariana houve também solenidade e anúncio de novos investimentos para Mariana

 

O prefeito de Mariana discursou na inauguração da Estrada da Purificação, destacando esforços colaborativos da Samarco para o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura urbana e ambiental da cidade. Ele mencionou uma reunião produtiva com o presidente da Samarco, onde discutiram soluções viárias para a região, incluindo uma alça viária que desviaria o trânsito pesado da área urbana, passando por vários bairros até chegar à Passagem de Mariana. Além disso, foi apresentado um projeto para a expansão urbana de Mariana e melhorias no acesso ao bairro Cabanas.

 

 

O prefeito agradeceu à Samarco pela parceria, enfatizando o apoio financeiro recebido, incluindo 2 milhões de reais para a Secretaria de Meio Ambiente e 9 milhões para infraestrutura do SAAE. Esses recursos serão aplicados na construção de uma estação de tratamento de água (ETA) no Santo Antônio, o que é crucial diante da grave crise hídrica enfrentada pela cidade, com nascentes secando e a necessidade de caminhões para abastecer a população.

 

Celso Cota enfatizou a importância da união e cooperação entre Mariana e Ouro Preto, e o papel da mineração, não apenas para o crescimento econômico, mas também para atender aos interesses da comunidade local. O prefeito concluiu seu discurso com um agradecimento e um apelo para que a atividade da Samarco seja fortalecida e integrada às necessidades da população.

 

A Samarco reinicia operações com compromisso ambiental e social, declara o presidente da mineradora, Rodrigo Vilela

Rodrigo Vilela, presidente da Samarco, enfatizou o compromisso da empresa com as comunidades de Mariana e Ouro Preto durante seu pronunciamento na entrega da estrada da Purificação. O presidente da Samarco reconheceu que o passado não pode ser alterado, ele assegurou um futuro diferente e mais responsável, visando evitar a repetição de desastres anteriores. A retomada das operações da Samarco em 2020, segundo ele, foi possível não apenas devido à obtenção da licença operacional corretiva emitida pelo governo estadual, mas também pelo apoio da comunidade local, que concedeu uma segunda chance à empresa.

 

Vilela destacou a construção da estrada como parte do compromisso da Samarco com a sustentabilidade. A obra parte realizada em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e uma empresa, emprega blocos contendo 30% de rejeitos da Samarco, demonstrando um esforço em direção à economia circular e a utilização mais nobre desses resíduos. Ele reforçou que a estrada não é destinada ao uso das mineradoras, mas sim um requisito ambiental, visando beneficiar as comunidades de Mariana, Ouro Preto e vilarejos vizinhos.

 

Através dessas iniciativas, a Samarco busca estabelecer um modelo de mineração sustentável e reforçar sua responsabilidade perante as comunidades locais, sob a liderança consciente de Vilela e sua equipe.

Um trevo na MG129 será projetado em breve para dar maior segurança atendendo a revindicação dos moradores do bairro Alvorada e motoristas para pegar a Estrada da Purificação. 

 

 


Voltar

Confira também: