SAAE de Mariana informa sobre a falta de água em alguns bairros da cidade

Foto: Valério Freitas. ETA Seminário Mariana

Com a onda de calor e grande estiagem que estamos vivenciando, alguns bairros estão sem o abastecimento regular e o mesmo sendo feito pelo suplementar.

16/11/2023 às 11h19

 

Tendo em vista o recente cenário de crise hídrica, no qual algumas regiões do Brasil estão inseridas, devido ao período de seca referente ao intervalo entre os meses de julho e novembro de dois mil e vinte e três, parte das localidades do município de Mariana, Minas Gerais, sofrem com a falta de água.

 

A Cidade de Mariana passa por um grave período de seca e com as altas temperatura dos últimos dias, muitas regiões sofreram uma queda considerável no nível das captações, gerando instabilidade no sistema de abastecimento de água na cidade e também nas comunidades rurais. A captação do Gogô e Cartuxa estão operando em níveis críticos, quase zero. As demais operam com baixa vazão. Os bairros Morro Santana (gogó), Bouganville, Samitri, Morada do sol, cartuxa, Rosário (principalmente as ruas na parte de cima do bairro, algumas ruas do bairro cabanas, estão sem o abastecimento regular por falta d’água no sistema, devido à baixa captação nos locais supra citados.

 

 

O SAAE Mariana atende aos moradores dos bairros afetados, com o abastecimento suplementar.

 

O abastecimento suplementar é feito por caminhões pipas, eles abastecem os reservatórios das residências que solicitam os serviços, e em muitos casos, como o problema da rua é geral, o abastecimento é feito em todas as casas até mesmo sem solicitação.

 

O atendimento ao usuário é feito através dos telefones 3557-9300 e 115, setor comercial ou presencial, Av. Getúlio Vargas, s/n, Centro de convenções.

 

O sistema de atendimento tem sim, gerado protocolo, ao contrário do que alguns usuários relatam através das redes sociais. O que ocorre é que com o sistema afetado nas proporções atuais, torna-se difícil o atendimento imediato de todos os usuários, existe às vezes alguma demora para o atendimento das chamadas e também das solicitações efetuadas. Neste momento de crise hídrica o atendimento na cidade de Mariana, com uma população de mais de sessenta mil pessoas e ainda a população flutuante, fica sim deficitário. Mas o SAAE através de seus colaboradores e prestadores de serviços, vem fazendo o possível para minimizar os problemas do abastecimento.

 

O SAAE Mariana está investindo no sistema para evitar que futuras crises afetem a população de Mariana.

 

Já foi construída uma rede de abastecimento, captação do Waguinho, que colocou 4 l/s no sistema. Já está licitado, a ordem de serviço será na próxima semana, nova adutora que também sairá da área do Waguinho e colocará mais água no sistema, também de 4 a 5 l/s, o que vai melhorar ainda mais o abastecimento da cidade alta. Nova rede adutora, também em processo de licitação, para levar água até o alto do Rosário, no reservatório de um milhão de Litros. O que ajudará no abastecimento do alto do Rosário, hoje afetado pela baixa captação do Gogô. Um projeto está sendo elaborado para construção de nova rede para abastecimento no Santo Antônio e São Gonçalo.

 

O Momento é de união em prol da população que sofre com a falta d’água.

Na situação atual em que se encontra o abastecimento de água, não só em Mariana, mas em algumas cidades do estado, principalmente cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, O SAAE solicita que se faça o uso consciente da água, evite desperdício, não lave calçadas, não encham piscinas, é hora de ter empatia. Informe o SAAE sobre casos de desperdício, só assim vamos conseguir vencer esse momento crítico. Use os canais de comunicação, que estão listados abaixo, e denuncie quem está usando a água de maneira irregular.

 

Todas as informações sobre falta de água ou quaisquer outros serviços são informados em nossos canais de comunicação.

O departamento de Comunicação do SAAE Mariana informa todas as ações efetuadas pela Autarquia, através de nossos canais de comunicação, Instagram - @saaemariana, facebook – saaemariana, LinKedin – SaaeMariana, Website – [email protected] . Todos os vereadores da cidade, que são fiscalizadores dos serviços públicos, são marcados nas publicações do SAAE, para que possam saber o que está realmente acontecendo com a prestação de serviços pela Autarquia .

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), entende que muito ainda precisa ser feito para melhorar o abastecimento de água na cidade, mas o trabalho não para e com toda certeza os melhoramentos começarão a ser percebido em breve. A dedicação que todos os servidores veem apresentando é fundamental para enfrentar um momento tão difícil.

 

 

Contatos:

E-mail: [email protected]

Telefone: (31) 3557-9300 ou 115

 

Endereço: Rua José Raimundo Figueiredo, 580, São Cristóvão.

 

Redes sociais:

Instagram: SAAE Mariana

Facebook: SAAE Mariana

LinkedIn: SAAE Mariana

Website: SAAE Mariana

      


Voltar

Confira também: