Obras da Estrada da Purificação estão em fase final


Obras já estão 95% finalizadas

01/11/2023 às 21h22

Um sonho de cerca de 300 anos está prestes a se tornar realidade para a população de Ouro Preto. Hoje, 31 de outubro, o prefeito Angelo Oswaldo, o secretário de Obras, Franklin Evangelista, e membros da empresa Samarco realizaram uma visita à Estrada da Purificação, conexão histórica, uma ligação direta entre a sede do Município e a MG-129, no distrito de Antônio Pereira.

 

As obras tiveram início em maio de 2022 e marcam o retorno das atividades da mineradora. Ao todo, são sete quilômetros e meio de calçamento, garantindo a desejada conexão, que respeitará as características históricas, patrimoniais e arqueológicas da estrada, sendo que em alguns trechos os blocos utilizados na obra foram feitos a partir de rejeito de mineração. Mais do que um novo acesso, estrada vai contribuir com o desenvolvimento do turismo, cultura e da vida social das pessoas que moram nas proximidades.

 

Além do olhar para o futuro, a estrada também possui característica históricas e sociais marcantes, como destacou o prefeito Angelo Oswaldo. "Com essa ligação direta, de certo modo, Antônio Pereira entra em Ouro Preto e Ouro Preto chega a Antônio Pereira. Uma obra muito importante, uma conquista da Prefeitura e uma realização da Samarco, que marca o retorno das suas atividades. Uma estrada sonhada pelo povo de Vila Rica e pelo povo de Ouro Preto, um local onde passou Dom Pedro II, apesar das tentativas de embargo, a obra está liberada e em breve será entregue para a comunidade".

 

A iniciativa, que já se encontra 95% concluída, é fruto de uma medida compensatória da empresa Samarco, negociada pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Zaqueu Astoni, com a participação do vereador Vander Leitoa, representante do distrito de Antônio Pereira na Câmara Municipal.

 

Texto: Túlio Dutra / Revisão: Nízea Coelho


Voltar

Confira também: