Celso Cota homenageia legado de Pedro Aleixo e clama por justiça e paz em tempos de adversidade

Fotos: Roberto Verona/Badham Battella/TerritorioPress.Copyright ©.

28/10/2023 às 16h43

 

O prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, destacou a importância da Medalha como um símbolo de reconhecimento da população local àqueles que se sobressaem na promoção da justiça e da paz. Ele enfatizou a interdependência dessas virtudes, afirmando: "Não podemos ter paz duradoura sem justiça, e a verdadeira justiça sempre leva à paz".

Em discurso, o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto, celebrou o legado de Pedro Aleixo, marcante vice-presidente da República que se destacou por sua firmeza diante do odioso Ato Institucional Número 5 (AI-5). Lembrando o momento histórico em que Aleixo defendeu a Constituição, o prefeito exaltou: "A coerência e coragem de Pedro se mostraram quando ele foi a única voz dissonante, reivindicando os direitos e garantias fundamentais."

Referindo-se ao desembargador Pedro Aleixo Neto, descendente do homenageado e presente no evento, o prefeito revelou que sua nomeação para receber o "Excelso Colar" foi uma decisão tomada em segredo, dada a humildade do jurista. A honraria simboliza o reconhecimento do povo marianense por aqueles que se destacam na promoção da paz e justiça. "Essas duas virtudes andam juntas. Não há paz sem justiça, e a verdadeira justiça sempre conduz à paz", reforçou o prefeito.

O prefeito Cota Neto também lembrou dos desafios atuais enfrentados, desde a situação tensa em Israel até a marcante tragédia em Mariana, com o rompimento da barragem do Fundão. Enfatizou que Mariana busca justiça e reparação, sem repudiar a mineração, e aspira por um futuro de oportunidades e bem-estar sustentável para todos os marianenses.

Concluindo sua fala, o líder municipal renovou a esperança inspirada pelo legado de Pedro Aleixo, pedindo que justiça e paz se abracem para os cidadãos de Mariana, Minas Gerais e Brasil. "Que todos possamos unir forças em prol dos interesses de nossa cidade e nação. Parabéns a todos os homenageados", finalizou.

Celso Cota, prefeita de Contagem Marília Campos e Cristiano Vilas Boas.

Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, o deputado estadual, Thiago Cota, o prefeito de Itabirito, Orlando Amorim Caldeira, além de outras autoridades.

 


Voltar

Confira também: