Conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero: Outubro Rosa


Professora da Faculdade Alis explica sobre sintomas das doenças

17/10/2023 às 11h34

Introdução: Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero. Estas doenças estão entre as mais prevalentes entre as mulheres globalmente. O Outubro Rosa visa educar, sensibilizar e promover a prevenção e detecção precoce destas enfermidades. Sua detecção antecipada pode significar tratamentos bem-sucedidos e cura.

Palavra de Especialista: Rayanne Lopes, professora da Faculdade Alis Itabirito e enfermeira, destaca que esses cânceres afetam milhões de mulheres e suas famílias. Ela reforça: “A conscientização é vital para educar sobre riscos, sintomas e detecção precoce. O rastreamento, através de exames como mamografia e Papanicolau, permite identificar estas enfermidades precocemente em mulheres não enfermas.”


Prevenção e Cuidados:

  1. Autoexame de Mama: Familiarize-se com seu corpo. Qualquer alteração como nódulos ou inchaços deve ser reportada. No entanto, autoexames não substituem consultas ginecológicas e exames clínicos.

  2. Mamografias Regulares: No Brasil, é recomendada a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos. Mulheres de alto risco devem começar aos 40 anos.

    • Grupo de Risco: Mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, câncer de mama masculino e diagnósticos específicos de lesões mamárias.
  3. Papanicolau: Anual para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual. O intervalo pode aumentar após resultados consecutivamente normais.

  4. Acompanhamento Médico: Consultas regulares com ginecologistas ou oncologistas são essenciais.

  5. Estilo de Vida Saudável: Manutenção de peso, dieta equilibrada, exercícios, moderação no álcool e evitar tabaco podem reduzir riscos.

  6. Conscientização Genética: Mulheres com históricos familiares devem considerar testes genéticos.


Sintomas e Atenções: A professora da Faculdade Alis alerta que os sintomas podem variar, mas alguns indicativos comuns do câncer de mama incluem: nódulos, mudanças na textura ou forma da mama, mamilo invertido, entre outros. Para o câncer de colo de útero, atente para sangramentos anormais, dores e outros sinais. Sempre consulte um médico diante de qualquer mudança.


Conclusão: “Prevenir é melhor do que remediar”. Cuidar de si mesma é uma forma de amor. Seja proativa na sua saúde!


Voltar

Confira também: