Com a chegada de mais uma unidade de suporte básico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre o funcionamento e quando acionar o serviço de atendimento.
A coordenadora de urgência e emergência do município, Milene Cristine, explica que ao realizar o contato com a central de atendimento (central de regulação), é preciso manter a calma e tentar responder a todas as perguntas solicitadas. “Esse contato inicial é fundamental para a equipe do Samu ter o mínimo de informação necessária. Ele deve ser acionado em casos de pacientes em situação de urgência e emergência, ou seja, aqueles que estão com risco de sequelas graves ou até mesmo de morte”, afirma Milene acrescentando ainda que apesar da central de atendimento ter sua sede em Belo Horizonte, as ambulâncias ficam localizadas em Mariana.
O atendimento está disponível para toda população pelo número 192, 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.
Exemplos de quando chamar o SAMU pelo telefone 192:
- Em casos de problemas cardiorrespiratórios.
- Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento.
- Em casos de queimaduras graves.
- Em trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto.
- Em casos de tentativas de suicídio.
- Em crises hipertensivas.
- Em casos de desmaios.
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas.
- Em casos de queda de altura.
- Em casos de afogamento ou engasgo.
- Em casos de choque elétrico.
- Em acidentes com produtos perigosos.
- Em casos de crise convulsiva.