Com o objetivo de entender melhor as necessidades do município e oferecer um serviço de qualidade para a população, cerca de 50 técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de Mariana participaram de um ciclo de capacitação ocorrido nos dias 11 e 12 de julho.
A capacitação, que totalizou oito horas e abordou o tema das pessoas em situação de rua, é promovida pela Fundação Renova em parceria com a prefeitura.
Glaziane Aparecida Silva, especialista de Saúde e Proteção Social da Fundação Renova, informou que outros dois ciclos estão previstos para este ano e todas as temáticas são definidas pela Sedesc.
“A capacitação é oferecida desde 2019, totalizando três temáticas por ano. Para o município, é algo de total importância, uma vez que essa diversidade de temas qualifica os profissionais de forma contínua e permite que eles ofereçam um atendimento cada vez melhor para a população”, diz.
Após o fim de cada ciclo, também é realizada uma reunião de avaliação entre a Fundação Renova e a Sedesc. “Analisamos o que funcionou e o que pode ser melhorado para afinar cada vez mais esse processo de capacitação“, destaca.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.