Protesto por falta de água fecha trecho de rua na Zona Norte de Mariana e provoca congestionamento (Atualizada)

Foto: Roberto Verona /TerritórioPress

12/07/2023 às 09h21

Um grupo de manifestantes interdita os dois sentidos da rua Ricardino Francisco de Paula, no trevo de acesso ao bairro Morada do Sol, na manhã dessa quarta-feira (12), em protesto contra a falta de água no Alto Rosário em Mariana.

Para impedir o tráfego de veículos, os manifestantes colocam fogo em pneus e galhos secos, formando uma barricada.

Segundo uma moradora que reside na rua Pinho que não quis se identificar, com o abastecimento pelo pipa, ela perdeu vários móveis e a forração de sua casa devido a mangueira do pipa estar furada ao abastecer. “O caminhão não tem ajudante e somos nós mesmo que temos que fazer toda a operação de subir nas caixas e gritar para o motorista ligar o motor. É muita humilhação”, finaliza essa moradora.

Trabalhadores das mineradoras e Fundação Renova ficaram nos pontos de ônibus desde o Alto Rosário até o local dos protestos e sem esperança de ter que ir trabalhar, já que o trecho é rota dos coletivos. 

Uma comissão de moradores foi até o SAAE para negociar com a diretoria da autarquia para desobstruir a via.

Nenhum servidor do SAAE esteve no local até a finalização desse nosso trabalho.  

SAAE MARIANA ESCLARECE SOBRE MANIFESTAÇÃO DE MORADORES.

 

Grupo de moradores do bairro Rosário, fez manifestação com paralização do trânsito.

 

  No dia 12 de Julho, 2023, quarta-feira, um grupo de moradores fez uma manifestação por falta de água no alto do Rosário. Os manifestantes cobravam do SAAE Mariana, o motivo e uma solução pela falta de água que atinge o bairro.

   Os moradores formaram uma comissão, composta por três pessoas, para conversarem com o Diretor da autarquia.

   A comissão foi recebida pelo Diretor e as tratativas para resolução do problema foram elencadas, entre elas, a instalação de uma Bomba mais potente para fazer chegar água nas ruas da parte alta, o que já estava no planejamento do SAAE Mariana e acontecerá no dia de hoje.   Nova adutora para fazer chegar Água no novo reservatório, que será de um milhão de litros, obra que já está em processo de licitação.

   O SAAE Mariana informou aos moradores, que a cada dia a população de Mariana cresce mais e o dimensionamento do sistema de captação e distribuição, continua o mesmo. A gestão atual do Autarquia, trabalha para que os projetos de curto, médio e longo prazo, focados no crescimento normal da população do município.

    Após a reunião os moradores concordaram em terminar a manifestação e vão aguardar a implementação das medidas propostas.


Voltar

Confira também: