O novo Fórum de Ouro Preto, na noite desta quinta-feira (30/03), foi tomado por arte. Com o tema “Mineiridades”, Ane Souz, a convite da Juíza Ana Paula Lobo Pereira, inaugurou sua primeira exposição fotográfica. Agora, quem passa pelo hall de entrada do imponente prédio, até o dia 28 de abril, pode parar, observar e se encantar com o olhar único de Ane Souz sobre a cidade histórica.
De acordo com Ane Souz, a inspiração para realizar as fotografias foi Ouro Preto, município por qual é apaixonada. “Nossa cidade, nossas pessoas, nossas histórias, nossas memórias. Todas as nossas vivências. Eu sou completamente apaixonada por Ouro Preto, todo mundo sabe, e o sagrado. Salve Maria”, completou a fotógrafa.
Emocionada, é a primeira vez que Ane Souz realiza uma exposição em Ouro Preto. Para além de suas fotografias, ela ficou conhecida por disponibilizar um banco de imagens com fotos da cidade, momentos celebrativos e outros de forma totalmente gratuita. “Acho que minha função é devolver essa parte do meu trabalho para que tenhamos boas imagens para divulgar nossa cidade, para ilustrar matérias de jornal, fomentar a publicação de artigos e pesquisas científicas, trabalhos acadêmicos, livros. Divulgar a nossa cidade da forma que eu mais amo”, explicou Souz.
Fã do trabalho de Ane Souz, a juíza de direito, Ana Paula Lobo Pereira, contou que a fotógrafa foi escolhida a dedo para expor seu trabalho no Fórum da comarca. Segundo ela, o espaço está aberto para receber outros artistas, basta ter talento. “É o início de algo que algo que a gente tem por mente continuar. Ficam abertas as portas. [...] Ter aqui a oportunidade de utilizar esse espaço para propiciar uma leveza maior no nosso dia a dia é o que a gente quer que aconteça. Ficam as portas abertas. A gente sabe que são inúmeros artistas, inúmeros talentos que merecem prestígio", afirmou a magistrada.
Quem compareceu a inauguração da exposição, além de se deslumbrar, pode concorrer a levar uma fotografia para casa. Ane Souz, na ocasião, sorteou três obras suas para os presentes. O restaurador Gustavo Bastos foi um dos contemplados. Para ele, foi uma surpresa: “Uma experiência fantástica ter visto a Ane lá juntamente com as fotografias dela e o olhar único dela de toda situação de Minas Gerais, tanto as pessoas, quantos os lugares, e a junção dos dois. Eu achei fantástica a exposição que conta com cores incríveis, a questão também da luz, dos ângulos. Fantástico”, finaliza Bastos.
Por Lucas Porfírio/Jornal O Liberal